Publicidade
  • Morro da Fumaça, 24/04/2024
    • A +
    • A -

    Morro da Fumaça realiza mais de 6 mil atendimentos aos homens durante Novembro Azul

    Mês utilizado para campanha de conscientização ao câncer de próstata foi abrangido para toda saúde masculina

    Fonte: Divulgação PMMF
    Morro da Fumaça realiza mais de 6 mil atendimentos aos homens durante Novembro Azul Mês dedicado à saúde do homem

    Através da campanha Novembro Azul, o penúltimo mês do ano é, anualmente, utilizado para conscientizar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre o gênero no Brasil, depois do câncer de pele. Mas, para além disso, o município de Morro da Fumaça, através da Secretaria Municipal do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, aproveitou o movimento para promover o cuidado geral com a saúde do homem.

    Segundo a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, durante o mês de novembro foram realizados mais de 6 mil atendimentos aos homens. Houve um crescimento, pela população masculina, de 11% na procura pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Morro da Fumaça, em relação a outubro. Também foi ampliado o investimento em exames preventivos e de rastreio de doenças.

    "Foram ofertadas consultas médicas e odontológicas, testes rápidos, exames e diversas orientações com profissionais da saúde. Ainda realizamos ações nas empresas, como palestras e vacinações. O foco foi em toda saúde do homem, não apenas no câncer de próstata. A ideia foi promover um mês voltado aos cuidados gerais, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, obesidade, câncer de próstata, entre outras doenças cotidianas", relata Marijane.

    De acordo com a coordenadora adjunta da Secretaria do Sistema de Saúde, Francine da Soller Teixeira, todas as UBS do município atuaram em horários estendidos durante o mês da campanha. "Sabemos que boa parte da população não gosta de perder um dia de serviço para estar realizando consultas de rotina, então estendemos os horários de atendimento para oportunizar a esse público a ida às unidades e realizar os cuidados necessários", comenta.

    Para Marijane, ainda há um preconceito entre a população masculina em procurar atendimento médico, sem que seja urgência e emergência. "Há um certo tabu, infelizmente é uma questão cultural. Muitos homens veem o autocuidado e a visita ao especialista como um sinal de fraqueza. É um processo que precisamos trabalhar ao longo dos anos, espero poder ver o aumento constante da procura dos homens por acompanhamento de rotina nas unidades de saúde", afirma.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.