Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Peregrinos do Caminho Sagrado em Morro da Fumaça

    Ponto de parada no trajeto, Morro da Fumaça recebeu os peregrinos na reta final do caminho

    Fonte: Divulgação Oikos
    Peregrinos do Caminho Sagrado em Morro da Fumaça Parada na Praça Fernando Zanatta

    No caminho, se caminha, se peregrina. Este é o grande objetivo que está por trás de todo movimento denominado Caminho Sagrado. Um trajeto pensado por peregrinos e para peregrinos, trilhando caminhos do sul catarinense percorrendo cidades vizinhas de Morro da Fumaça.

    Mas o que buscam esses peregrinos? São inúmeros os motivos que levam cada um a se tornar um caminhante peregrino, motivos particulares que vão de cuidados com a saúde, até o alto conhecimento. Para os voluntários que idealizaram e fazem o caminho acontecer, a base que sustenta esta caminhada, é o propósito.

    O propósito tem por base quatro eixos principais envolvendo o peregrino e a peregrinação, sendo: Espiritualidade, redescoberta, reconexão e transformação. Os eixos deste propósito levam a uma integração "espírito x matéria" fazendo o peregrino conhecer-se muito além do seu próprio nome.

    Normalmente para quem caminha, a única maneira de se explicar o caminho, é caminhando.

    O Caminho Sagrado deu seu início em abril deste ano de 2022, e tem em Morro da Fumaça um dos pontos de parada. O grupo que esteve em nosso município nesta noite de quarta para quinta-feira estava sob o "comando" do voluntário do caminho Mhanoel Mendes idealizador do Lar Oikos zona rural de Criciúma, e foi lá que este grupo partiu passando por Nova Veneza, Treviso, Urussanga, Azambuja em Pedras Grandes, de onde vieram até Morro da Fumaça, onde o grupo fez parada no Hotel Parati. Daqui os peregrinos partiram rumo a Içara onde fizeram nova parada antes do destino final que é o retorno ao Oikos.


    Em um total de sete dias o grupo faz atividades vivenciais e terapêuticas, uma vez que a equipe Oikos é composta além de Mhanoel que é psicólogo e peregrino, conta com Derci Wotmeyer psicoterapeuta e peregrina.

    "Existem muitas formas de caminhar, e muitas formas de facilitar o caminho. A nossa forma é assim, criando vínculos, amizades, cuidados, meditação, silêncio, danças, conversas, vivências, enfim, fazemos tudo isso, e até caminhamos." disse descontraído o peregrino Mhanoel Mendes.

    Para mais informações sobre o Caminho Sagrado acesse o site caminhosagrado.org.

    Para conhecer o trabalho do Lar Oikos acesse o site oikos.org.br

    Abaixo fotos da passagem dos peregrinos por Morro da Fumaça.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.