Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Descubra os detalhes sobre as histórias de cada simbolo do Natal

    Comuns no cotidiano do natal, os simbolos tem significados específicos

    Fonte: Imagem: Reprodução/Shutterstock
    Descubra os detalhes sobre as histórias de cada simbolo do Natal A árvore decorada é um dos principais símbolos do natal

    Feliz Natal! O Natal é um momento repleto de simbologia, com imagens, sons e sabores especiais. Decorar a casa com símbolos natalinos, como a árvore, a guirlanda e presépio já faz parte dos nossos hábitos e reforça a tradição cristã comemorativa do nascimento de Jesus Cristo.

    Cada um dos enfeites típicos dessa época do ano carrega histórias e significados que relembram o quanto uma das festividades mais esperadas do ano é especial. Ainda assim, por serem já antigas, algumas dessas representações podem não ter sua história e seu significado conhecidos por alguns. Confira a seguir alguns deles. 

    Guirlanda: As flores da espécie sempre-vivas são símbolo do amor infinito de Deus e passaram a ser assim arranjadas na Alemanha. A fita vermelha que decora as folhas verdes é representativa da proteção divina aos lares adornados pelas guirlandas.

    Pinheiro: Por serem as únicas árvores que mantêm suas folhas vivas e verdes mesmo no inverno, os pinheiros representam a esperança, a alegria e a mudança. Cercá-los de presentes foi um costume que teve início no palácio da Rainha Elizabeth I que, impossibilitada de receber pessoalmente todos os presentes que lhe eram ofertados, solicitou que eles fossem colocados embaixo de uma grande árvore em seu jardim.

    Presépio: De tradição cristã, o presépio é um símbolo baseado nos Evangelhos, com o intuito de reproduzir o cenário onde Jesus Cristo nasceu: Maria e José o conceberam em uma manjedoura, na presença de animais, pastores e os três reis magos, em Belém. Os presépios surgiram na Itália, onde hábito de montá-los para celebrar a chegada do filho de Maria ao mundo se tornou popular.

    Bolas de Natal: Os tradicionais enfeites dispostos nas pontas dos galhos das árvores de Natal são símbolos dos frutos da vida humana e de seus desejos de amor, esperança e felicidade. Com cores e tamanhos diferentes, representam, ainda, o amor entre irmãos na Terra.

    Canções: As cantigas natalinas fazem parte de antigas tradições que se espalham entre os países cristãos contribuem para a magia do Natal, como forma de reforçar os valores de paz e amor ao próximo. Dentre as canções mais conhecidas no mundo,  "Noite Feliz" celebra a vinda de Cristo e sua mensagem de amor para o bem da humanidade.

    Estrela: Conforme conta a narrativa bíblica, a estrela serviu de guia aos três reis magos, para que chegassem até o local onde Jesus nasceu.  Assim, o enfeite no topo da árvore de Natal, a estrela-guia, é símbolo do caminho e do sentido da humanidade. Outras estrelas podem acompanhá-la para enfeitar a árvore de Natal e representar a noite em que Jesus nasceu.

    Ceia: A fartura da ceia, além de unir pessoas para a celebração da chegada de Cristo ao mundo, alude à fome que as sociedades antigas passavam. A carne (peru, ganso ou peixe) é posta na mesa é símbolo do corpo de Cristo. Serve, assim, para rememorar uma das mensagens mais importantes do filho de Deus: "Amai-vos uns aos outros".

    Sinos: Como enfeite de porta ou para pendurar na árvore de Natal, o sino é o instrumento por meio do qual há o anúncio do nascimento de Jesus Cristo, como indica a canção "Bate o Sino", da qual é protagonista.

    Cartão de Natal: John Callcott Horsley, um pintor inglês, foi o autor do primeiro cartão de natal da história, sob encomenda de Sir Henry Cole, que tinha o costume de enviar cartas para seus familiares e amigos no Natal. Horsley produziu, então, cartões com a mesma mensagem, que foram enviados aos entes queridos de seu cliente, na época ocupado demais para lhes escrever. A troca de cartões ainda hoje é um meio de demonstrar carinho no período natalino.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.