Desempenho dos alunos no Prêmio Acic de Matemática mostra avanço

Resultado do desempenho dos estudantes nas edições anteriores foi apresentado durante o lançamento da quarta edição do projeto na tarde desta quarta-feira

Por Redação Agora na Cidade 03/08/2017 - 09:02 hs

Desempenho dos alunos no Prêmio Acic de Matemática mostra avanço
Foto: Divulgação / ACIC

A quarta edição do Prêmio Acic de Matemática foi lançada na tarde desta quarta-feira, 02 de agosto, na sede da entidade, com uma boa notícia. O desempenho dos estudantes nas edições anteriores do prêmio mostrou-se positiva e com crescimento gradativo.

“Houve uma melhora, segundo os dados gerais, especialmente do quinto e sexto anos. Cada esfera administrativa teve um desempenho, porém o que nos chamou a atenção no relatório foi a média da escola privada com relação a pública, onde há um grande percentual de diferença. Esperávamos uma disparidade menor”, destaca o professor doutor, Lucas Spillere, responsável pela análise do desempenho dos estudantes no projeto.

Para Spillere, é importante destacar o interesse dos professores na busca desses conteúdos para aprimorar o raciocínio lógico. “Os professores ficam presos aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e deixam, muitas vezes, de estimular a criatividade do aluno, propósito do Prêmio de Matemática”, pontua.

O presidente da Acic, César Smielevski, destaca a repercussão que o projeto vem sofrendo anualmente. “A tendência natural é que tenhamos um crescimento do desempenho dos estudantes. Muitos colégios já no início do ano estão dando aulas de reforço da disciplina de Matemática, além do interesse e preocupação dos próprios alunos em competir. Não há dúvida que o viés é de melhorar a qualidade do ensino da matemática, preparando cidadãos para o futuro e profissionais para as novas profissões que virão com o advento da tecnologia”, destaca o presidente da Acic, César Smielevski.

Todas as escolas participantes do projeto também receberão um relatório para que analisem seus desempenhos individualmente.

Projeto atingirá 12 mil alunos neste ano

Neste ano o projeto atingirá quase o dobro de estudantes do ano passado. Serão 12 mil alunos do quinto, sexto, sétimo e oitavo anos das cidades de Criciúma, Siderópolis, Içara, Cocal do Sul e Nova Veneza.

Em Criciúma, participarão do prêmio cerca de 80 escolas, 55 municipais, 17 estaduais e 8 privadas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência Regional de Educação (GERED).

As inscrições deverão ser realizadas somente pelas escolas por meio do site www.acicri.com.br no período de 02 a 10 de agosto.

 

Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic