Publicidade
  • Morro da Fumaça, 29/03/2024
    • A +
    • A -

    Entenda a falta de energia que aconteceu neste sábado

    Temporal que atingiu Sul do Estado danifica redes e causa falta de energia

    Fonte: Divulgação Cermoful
    Entenda a falta de energia que aconteceu neste sábado Equipe da Cermoful atuou firme junto a Celesc para a regularização

    A queda de energia no final da tarde e noite deste sábado (4), em Morro da Fumaça foi causada pelo temporal forte que atingiu o Sul do Estado e deixou várias cidades sem energia e com muitos prejuízos. 

    Na cidade de Morro da Fumaça, pelo menos três pontos foram identificados como causadores da interrupção do abastecimento de energia na área de cobertura da Cermoful Energia. O primeiro deles, conforme informações do engenheiro eletricista, Samuel Sartor, ocorreu por volta das 16h30min, no bairro Naspoline, com a queda de um poste ocasionado pelo forte temporal com rajadas de ventos fortes, sendo restabelecido prontamente pela equipe técnica da Cermoful. 

    Sartor relata que pouco depois, o segundo ponto foi identificado logo após a passagem de uma rajada de vento e uma forte descarga atmosférica, que atingiram várias cidades da região sul. O problema foi a ruptura de uma cruzeta na Linha de Transmissão de 69KV da CELESC que alimenta a Subestação de Morro da Fumaça, no bairro Ronco D'Água, em Içara. 

    Samuel explica que assim que o problema foi identificado, a equipe técnica da CELESC foi acionada. “Devido ao tempo de mobilização e deslocamento deles, aliado à dificuldade de chegar até o local do problema e a complexidade da execução dos trabalhos para restabelecer e energizar a subestação da CELESC de Morro da Fumaça, acabou demorando mais do que o previsto”.  

    O engenheiro afirma ainda que além de dar suporte a equipe da CELESC, uma outra frente foi mobilizada para realizar manobra de rede, levando para a região de Linha Anta, Linha Torrens, Mina Fluorita, Vila Rica e o Distrito de Estação Cocal energia da Subestação da Cermoful de Criciúma que estava operando normalmente já que praticamente todos os bairros de Morro da Fumaça estavam sem energia elétrica. 

    Segundo o presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, com os investimentos realizados pela cooperativa para a instalação de novos e modernos religadores nos bairros Vila Rica e Linha Torrens, foi possível realizar a manobra e minimizar os danos. Recco destaca ainda, que em breve, com o início da operação da Nova Subestação de Morro da Fumaça será possível realizar a manobra em praticamente todas as redes da área de cobertura da cooperativa. 

    Na comunidade de Rio Comprudente, em Cocal do Sul, foi identificado o terceiro ponto. Conforme relato de um morador, o forte temporal do final de sábado também causou transtornos naquela região com a queda de diversas árvores, destelhamento de casas e prejuízos na agricultura. Com o forte vento, dois postes também foram arremessados na rodovia juntamente com um transformador que alimenta o bairro. Além da equipe de plantão, mais três equipes da Cermoful Energia foram acionadas para dar suporte a ocorrência e realizar a substituição dos postes, cruzetas, isoladores e o transformador. 

    Os trabalhos foram realizados debaixo de muita chuva e após realizar todos os protocolos e testes a rede foi energizada conectando Rio Comprudente e Linha Bortolatto ao sistema.

    Durante o período da interrupção de energia elétrica, o Call Center da Cermoful Energia que atende pelo telefone 0800-643-2616 também sofreu uma pane com a desabilitação das linhas de telefones por conta das operadoras, porém já foram reestabelecidos e voltarão a atender normalmente. Além do município de Morro da Fumaça, a equipe da CELESC também atuou na manutenção das redes por toda região.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.