Secretário Regional de Criciúma recebe moção de aplauso na Câmara

João Rosa Filho Fabris foi homenageado por biografia voltada ao desenvolvimento do Sul do Estado

Por Redação Agora na Cidade 30/08/2017 - 08:42 hs

Secretário Regional de Criciúma recebe moção de aplauso na Câmara
Foto: Divulgação

O Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma João Rosa Filho Fabris foi homenageado na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (29) por meio de Moção de Aplauso pelo desempenho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional e pela sua biografia voltada ao desenvolvimento do Sul do Estado. O autor da homenagem é o vereador Paulo Ferrarezi (PMDB), e foi aprovada por unanimidade.

Natural de Celso Ramos, na época distrito de Lages, João Rosa Filho Fabris nasceu em 06 de maio de 1956. Casou-se com Ozane Maria Martins, com quem teve dois filhos, Marcos e Mariel. Em 2016, o primeiro neto: Bem Fabris de Oliveira. O nome João vem do pai, João Antônio Fabris. Rosa, da mãe Rosa Grassi Fabris. Filho, representa todos os filhos e Fabris o sobrenome do patriarca.

João Fabris herdou o espírito empreendedor do pai. Em 1967 a família mudou-se definitivamente para Criciúma e ampliou os negócios. Aos 13 anos já ajudava o pai na sua fábrica e iniciou suas primeiras economias.

Mais tarde, os diversos negócios da família foram divididos. Ao lado dos irmãos Lúcio, Helido e Enio, João Fabris administra a J.A. Fabris, fabricante de carrocerias e distribuidora Guerra na região até os dias atuais.

João Fabris é um entusiasta dos esportes. Foi jogador de futebol amador até os 42 anos. Participou dos JASC – Jogos Abertos de Santa Catarina, e representou o Estado nos Jogos Universitários Brasileiros em São Luís do Maranhão. Foi jogador de Futsal dos clubes: Honório Búrigo e Comerciário, de Criciúma, e Sidera, de Siderópolis e depois, na Sociedade Recreativa Mampituba, aceitando convite para ser vice-diretor de esportes do clube, função na qual permaneceu por quinze anos.      

Foi Presidente da Sociedade Recreativa Mampituba de 2000 a 2005 quando ficou conhecido pelo sucesso de sua gestão. Levou o Mampituba a uma posição de destaque como um dos melhores clubes sociais de Santa Catarina e do Brasil. O gosto pelo esporte abriu as portas para iniciar carreira pública. Em 2005 foi convidado pelo Prefeito Anderlei Antonelli para presidir a Fundação Municipal de Esportes (FME), por oito meses. Assumiu a Secretaria Municipal da Fazenda de Criciúma por dois anos e meio. Foi em sua gestão que a Prefeitura implantou o sistema de boletos do IPTU, alvarás via internet e outras tecnologias, modernizando e agilizando o atendimento aos cidadãos.

A convite do PMDB de Criciúma, João Fabris entrou definitivamente para vida pública. Foi candidato a vereador em 2008 e eleito com 2.867 votos, a terceira maior votação naquela eleição, lembrando o feito de seu pai, que em 1963, fora o vereador mais votado no município de Anita Garibaldi. Entre os feitos de seu mandato, está à implantação do projeto Academia ao Ar Livre em Criciúma, democratizando a prática esportiva, o que proporcionou mais saúde e melhoria significativa na qualidade de vida dos habitantes da cidade.

Em 2014, foi chamado pelo então vice-governador Eduardo Pinho Moreira, para ocupar a cadeira de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, cargo até então ocupado pelo atual Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, que se candidatara a deputado estadual.

À frente da Agência de Desenvolvimento Regional, João Fabris é o elo entre os prefeitos, entidades e o Governo do Estado, atendendo doze municípios e administrando mais de R$ 50 milhões em recursos, todos direcionados aos membros da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera.