Publicidade
  • Morro da Fumaça, 29/03/2024
    • A +
    • A -

    Projeto aprovado ajudará identificar Transtorno do Espectro do Autismo em crianças

    Projeto de Lei de autoria do vereador Luciano Formentin Pereira (PL) determina a aplicação de instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 36 meses com o objetivo de identificar o Transtorno do Espectro do Autismo

    Fonte: Divulgação Câmara de Vereadores
     Projeto aprovado ajudará identificar Transtorno do Espectro do Autismo em crianças Projeto vai viabilizar ações em prol da causa do autismo

    Os Legisladores da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 05/2022, de autoria do vereador Luciano Formentin Pereira (PL), que determina a aplicação de instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 36 meses, possibilitando assim o rastreio do Transtorno do Espectro do Autismo em Morro da Fumaça. 

    O projeto de lei prevê a aplicação do IRDI, instrumento de triagem aplicável em crianças de 0 a 18 meses, e o M-Chat, aplicável em crianças a partir de 18 a 36 meses, além de outros instrumentos que venham a surgir. A iniciativa é importante para identificar precocemente o Transtorno do Espectro do Autismo e permitir que as crianças recebam atendimento adequado.

    Segundo o vereador Luciano Formentin Pereira, autor do projeto e também psicólogo clínico, o rastreio precoce do Transtorno do Espectro do Autismo é fundamental para que as crianças recebam um diagnóstico e tratamento adequados o mais cedo possível. "Quanto mais cedo identificar os sintomas mais fácil será estabelecer um tratamento, o  que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das crianças. Por isso, essa lei é tão importante para o nosso município", comenta.

    A lei também prevê que as despesas decorrentes da sua aplicação correrão por conta de dotação própria específica, constante do orçamento municipal vigente, suplementadas, inclusive, se necessário. O Poder Executivo poderá regulamentar a lei, após sua publicação no órgão oficial, a fim de promover sua efetividade, com base nos princípios da conveniência e oportunidade atribuídos à Administração Pública.

    A partir da publicação da lei, a Prefeitura de Morro da Fumaça terá a responsabilidade de garantir que os instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil sejam aplicados nas crianças da cidade, visando o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos pequenos moradores. "Além disso, é importante destacar que a aprovação desse projeto de lei representa um grande avanço para a saúde infantil em Morro da Fumaça.Esperamos que essa lei seja implementada com sucesso e traga benefícios significativos para nossas crianças", finaliza o vereador Luciano. 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.