Publicidade
  • Morro da Fumaça, 29/03/2024
    • A +
    • A -

    50 anos da Escola Vicente Guollo: primeira professora e diretora relembra início da unidade para os atuais alunos

    Nelza Bortolatto Naspolini, 79 anos, faz parte dos primeiros 25 anos da instituição

    Fonte: Beatriz Coan / PMMF
    50 anos da Escola Vicente Guollo: primeira professora e diretora relembra início da unidade para os atuais alunos Palestra sobre os 50 anos da Escola Vicente Guollo

    Na manhã da segunda-feira (17) os alunos do 8º ano da Escola de Ensino Básico Municipal Vicente Guollo de Morro da Fumaça recepcionaram e conversaram com a primeira professora e diretora da instituição, a Sra. Nelza Bortolatto Naspolini, 79 anos. A visita faz parte da comemoração dos 50 anos da escola e trouxe aos estudantes um pouco sobre a história do local.

    A Escola Vicente Guollo foi fundada em 1º de março de 1973 com 50 alunos e é a primeira instituição de ensino municipal da cidade. Nos dias de hoje, diariamente, são recebidos cerca de 450 alunos, quantidade que reflete o crescimento da escola e do município ao longo dos últimos 50 anos. O encontro aconteceu na sede II da escola, espaço utilizado pelos anos finais do Ensino Fundamental enquanto a instituição está sendo ampliada com a construção de uma estrutura totalmente nova.

    A secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, Greicy Zaccaron é professora efetiva da escola desde 2001 e também esteve presente durante a visita. "A Nelza tem um amor muito grande pela escola e a gente sabe disso. Então, essa conversa com os alunos é importante para eles conhecerem a história da escola e sentirem esse amor pela instituição", afirma.

    Revivendo memórias

    Foi através do convite da professora de português Jucelma Goulart, que Nelza retornou ao colégio, onde trabalhou durante 25 anos, para relembrar a trajetória do local. "A ideia do convite surgiu da importância de recordar o início da escola, que está completando 50 anos. Ela viu a escola nascer, crescer e outros vários momentos, além disso, acompanhou depois, mesmo estando fora da instituição, o que aconteceu", explica Jucelma. Após uma narrativa inicial, os alunos interagiram com a convidada fazendo diversos questionamentos sobre a escola.

    Entre as curiosidades que ela contou, estava que no início a estrutura da escola contava apenas com uma sala de aula e que o banheiro ficava do lado de fora. "Em 1973 éramos apenas duas professoras, eu e a Regina. Uma cuidava do turno da manhã e outra da tarde. Além de dar aula, éramos responsáveis pela merenda e limpeza da escola. Não tinha banheiro dentro e era apenas uma sala de aula", disse.

    Nelza também levou e mostrou aos alunos como eram os boletins da época e conversou sobre as matérias que deixaram de existir, como caligrafia. Ela também contou como eram realizadas as provas e atividades durante o período em que não haviam computadores e outros aparelhos para realizar impressão e cópias.

    Após o bate-papo com os estudantes, a aposentada comentou sobre como foi a experiência de retornar ao colégio. "Foi maravilhoso. Fiquei muito feliz, muito feliz mesmo. O dia que me fizeram o convite eu já confirmei e disse que só não iria se já não estivesse mais por aqui. Gostei e espero que me convidem mais vezes. Gostei de rever as crianças, é diferente porque são filhos e netos dos meus alunos", revelou.

    A partir da conversa com Nelza os estudantes irão desenvolver textos de memórias da instituição. Conforme a professora Jucelma, o material será reunido e exposto na escola como forma de celebrar os 50 anos da EEBM Vicente Guollo.

    Mais fotos abaixo.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.