Publicidade
  • Morro da Fumaça, 28/03/2024
    • A +
    • A -

    Ferrovia Tereza Cristina recupera trechos da linha férrea

    Os trabalhos estão sendo realizados no Ramal de Urussanga, passando por Morro da Fumaça, envolvendo a limpeza e manutenção da malha

    Fonte: André Luiz Valente
    Ferrovia Tereza Cristina recupera trechos da linha férrea Os trabalhos vem acontecendo sem a interrupção do trânsito

    O objetivo dos trabalhos é manter a segurança no transporte ferroviário de cargas. A Ferrovia Tereza Cristina está recuperando trechos da linha férrea em Morro da Fumaça.

    Os trabalhos estão sendo realizados no Ramal de Urussanga, passando por Morro da Fumaça, envolvendo a limpeza e complementação de lastro, troca de dormentes, revisão das fixações, nivelamento e alinhamento. “Com isso, imprimimos mais estabilidade à linha férrea e mais segurança na circulação dos trens”, destaca o gerente de manutenção de Via Permanente. Para os leigos, o lastro é uma camada, geralmente de pedra britada, onde são assentados os dormentes. Ele suporta e distribui os esforços transmitidos pelos dormentes, evitando o deslocamento da estrutura de trilhos, produzido pela variação de temperatura e pela circulação dos trens. Os dormentes, por sua vez, são peças de madeira ou de concreto que servem para fixar os trilhos. As fixações, como o próprio nome sugere, são peças utilizadas para fixar os dormentes aos trilhos e fazer a junção entre os trilhos que compõem os 164 quilômetros de linha da FTC.

    Toda a geometria da linha férrea é feita com uma equipe especializada e um moderno equipamento, denominado Plasser SAP-130, que verifica o alinhamento e o nivelamento contínuo da via, estabelecendo um mesmo plano entre as duas linhas de trilhos e permitindo uma circulação suave das composições ferroviárias.

    Não há previsão de interrupção do trânsito para a execução deste trabalho.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.