Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Vereadores parabenizam Ademar Bertan pelo seu aniversário e destacam homenagem

    Nesta terça-feira, dia 16 de maio, o ex-presidente do Legislativo e ex-vereador Ademar Bertan completou 70 anos, vereadores parabenizaram pelo aniversário e também destacaram homenagem realizada na última sexta-feira

    Fonte: Samuel Woyciekowski / CMMF
     Vereadores parabenizam Ademar Bertan pelo seu aniversário e destacam homenagem

    Durante a Sessão Ordinária, os vereadores de Morro da Fumaça utilizaram a Tribuna Livre para expressar seus cumprimentos a Ademar Bertan e destacar a significativa homenagem realizada na última sexta-feira, dia 12 de maio. Nessa ocasião, os vereadores parabenizaram Ademar Bertan pela celebração de seu aniversário, ocorrido nesta terça-feira, dia 16 de maio. Ademar, reconhecido por sua notável trajetória política como ex-vereador com sete mandatos eleitos e seis vezes presidente da Câmara Municipal, completou 70 anos de idade.

    O vereador Ricardo Guedin (PP), afilhado de Ademar Bertan e representante da Associação da Linha Barracão, que Ademar ajudou a fundar, expressou sua gratidão em nome de todos. "Quero agradecer a presença de todos os vereadores que estiveram presentes, também a Darlan, que ajudou na organização, e toda a comunidade. Ademar deixou seu legado em nossa cidade como vereador", ressaltou Guedin, referindo-se à homenagem prestada na última sexta-feira, na qual representou o Poder Executivo como Líder do Governo.

    A vereadora Simoni de Vasconcelos (MDB) também se manifestou, enfatizando a beleza da homenagem. "Ficamos lisonjeados em participar e poder homenagear esse grande cidadão e político fumacense que foi Ademar Bertan", disse emocionada.

    O vereador Ricardo Pacagnan da Rocha (PP), primo de Ademar, parabenizou os organizadores da homenagem e dirigiu palavras especiais à filha de Ademar, Larissa Bertan, presente na sessão. "Suas palavras foram muito marcantes e não tínhamos como não nos emocionar com o que foi dito", afirmou.

    O vereador Robson Francisconi (PP) também se manifestou, enaltecendo a participação de Darlan Bertan na organização da homenagem realizada na última sexta-feira. "Ademar foi uma pessoa que fez história na política, uma pessoa ímpar que deixou seu legado com seus sete mandatos", destacou Francisconi.

    O presidente do Legislativo de Morro da Fumaça, Laênio da Silva (MDB), lembrou do aniversário de Ademar e o parabenizou pelos 70 anos que completou na sexta-feira. "Todos somos testemunhas do trabalho de Ademar, foram 30 anos como Legislador, realizando muitas coisas positivas para nossa cidade. Parabéns a todos que organizaram a homenagem na última sexta-feira e também a Ademar pelo seu aniversário", disse.

    Larissa Bertan, filha de Ademar, presente na Sessão Ordinária, expressou seu agradecimento em nome de seu pai aos vereadores que participaram do evento em homenagem. "Estamos muito honrados pela presença de todos e também pela homenagem prestada. Meu pai agradece a todos pela presença e pelas palavras sinceras e tocantes", afirmou Larissa. Ela aproveitou a oportunidade para expressar a gratidão de seu pai a todos os presentes, reafirmando a importância do legado político deixado por Ademar Bertan em Morro da Fumaça.

    A sessão ordinária foi marcada por um clima de reconhecimento e admiração pela trajetória de Ademar Bertan, que dedicou décadas de sua vida à política local, deixando um impacto positivo na comunidade. Os vereadores ressaltaram sua atuação exemplar e seus relevantes serviços prestados ao município, reforçando a importância de preservar e valorizar sua memória.

    A homenagem realizada na última sexta-feira, que reuniu autoridades, membros da comunidade e familiares, foi destacada como um momento especial de reconhecimento e celebração da vida e das realizações de Ademar Bertan. A presença maciça dos vereadores neste evento demonstrou o respeito e a admiração que eles têm pelo ex-vereador.

    "Ademar Bertan é uma figura icônica em Morro da Fumaça, e que nesses 70 anos de vida seja uma oportunidade para lembrar de suas conquistas e sua dedicação incansável em prol do desenvolvimento da cidade. Ademar Bertan continuará inspirando as futuras gerações de líderes políticos e cidadãos engajados em transformar Morro da Fumaça em um lugar cada vez melhor", finaliza o presidente do Legislativo, Laênio da Silva.

    Sobre Ademar Bertan

    Ademar Bertan nasceu em 16 de maio de 1953, na localidade de Linha Barracão, em Morro da Fumaça. Filho de Quintino Bertan e Helena Daniel Bertan, ambos falecidos, Ademar reside atualmente no Bairro de Costa, no mesmo município. Ele é casado com Maria do Carmo Zaccaron Bertan e tem dois filhos: Lucas e Larissa.

    Em relação à sua educação, Ademar frequentou a Escola Isolada de Linha Barracão para o ensino primário e estudou na 4ª e 5ª série, além do ginásio, no Colégio Estadual Princesa Isabel, em Morro da Fumaça. Ele concluiu o ensino médio na Escola Técnica do Comércio no Colégio Coelho Neto de Criciúma. Também teve experiência como seminarista no Seminário Nossa de Fátima, em Tubarão.

    No ensino superior, Ademar iniciou o curso de Direito na Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e concluiu na Univale - Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no ano de 1986. No mesmo ano, ele foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Ao longo de sua trajetória escolar, Ademar sempre esteve envolvido em grêmios acadêmicos, buscando promover a democracia em Morro da Fumaça, no estado e no país. Na esfera política, Ademar Bertan foi vereador por sete mandatos consecutivos no município de Morro da Fumaça, nas seguintes legislaturas: 1983/1988, 1989/1992, 1993/1996, 1997/2000, 2001/2004, 2009/2012 e 2013/2016. Ele também ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal por seis vezes em diferentes períodos.

    Ademar teve participação ativa em diversas comissões permanentes da Câmara Municipal, como presidente, relator e vice-presidente. Além disso, assumiu interinamente o cargo de prefeito municipal de Morro da Fumaça em duas ocasiões: 2001 e 2010.

    Em termos sociais e culturais, Ademar foi presidente do Mobral Cultural de Morro da Fumaça em 1973 e participou de eventos artísticos, incluindo o 3º EMOBRESC em Maravilha, Santa Catarina. Ele também presidiu a Associação de Moradores de Linha Barracão, a Associação Trevisani Nel Mondo di Morro da Fumaça e foi membro do CONVESC - Comitato Veneto de Santa Catarina. Além disso, desempenhou funções em várias associações, como vice-presidente da Associação de Veranistas do Balneário Esplanada e da Associação Cultural Terno de Reis São Sebastião de Morro da Fumaça.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.