Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Meia Maratona de Morro da Fumaça abre último dia da Maggiofest 2023

    Corrida de rua é regularizada pela Federação Catarinense de Atletismo

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Meia Maratona de Morro da Fumaça abre último dia da Maggiofest 2023 Meia maratona movimentou a manhã de domingo

    A manhã fria de domingo (21) não intimidou os 300 corredores inscritos na Meia Maratona de Morro da Fumaça, evento que faz parte da Maggiofest 2023. A prova, que faz parte do calendário de corridas de rua da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), foi dividida em cinco categorias, Feminino, Masculino, Trio Feminino, Trio Masculino e Trio Misto.

    Pontualmente, às 7 horas, o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, deu a largada desta edição da corrida. "É incrível a disposição dos atletas participantes, a maioria chegou cedo na Praça Maggiofest e fez o aquecimento antes da prova. Neste ano tivemos inscritos de toda região sul, até mesmo do Litoral Norte e Vale do Itajaí, o que mostra o crescimento da cidade e do evento", comenta.

    A prova é realizada pelo Governo de Morro da Fumaça, através do Departamento de Esportes, e conta com uma grande organização. "Nós buscamos o melhor para oferecer aos atletas e assim consolidar cada vez mais o evento. Por fazer parte do calendário da FCA, todo atleta possui um chip para acompanhar o trajeto e marcar exatamente o momento da chegada", revela o presidente da comissão organizadora da Maggiofest e coordenador do Departamento de Esportes, Carlos Sweder.

    Após a chegada, os participantes puderam se recuperar, dos 21 quilômetros de corrida, na Casa da Nonna, com direito a água, isotônico, café e frutas. Em seguida, foi realizada a entrega dos troféus para os campeões das categorias.

    "É muito gratificante poder proporcionar mais uma vez esse evento para os atletas da cidade e da região. Além de movimentar Morro da Fumaça, a Meia Maratona estimula o esporte e a prática de atividade física", conta o prefeito, Agenor Coral, que fez a entrega dos troféus.

    Confira aqui os resultados da corrida >>AQUI<<

    O esporte que cresce

    A campeã dos 21k Feminino, Tatiane Gomes Marques, pratica o esporte há cerca de cinco anos e participou pela segunda vez do evento. "Esse ano eu vim buscar o recorde da prova, não consegui por poucos segundos, mas foi muito bom. O trajeto é bem gostoso de fazer, mesmo sendo bem difícil o primeiro trecho, mas correr em casa é sempre uma delícia, com os vizinhos, amigos e família torcendo", destaca a atleta amador que mora em Morro da Fumaça.

    Tatiane concluiu a prova em 1h31min16s e elogiou o evento. "Só tenho a parabenizar a todos os organizadores, Prefeitura e apoiadores da prova. É muito legal ver o meu esporte crescendo na cidade, atraindo mais adeptos e é uma forma de mostrar para as pessoas que a corrida também tem espaço na cidade", disse.

    Estreantes na categoria Trio, os amigos Eduardo Cardoso, Luan Maffioletti e Victor Salvan, garantiram o primeiro lugar e comentaram sobre a conquista. "Estamos bem felizes, isso é resultado de um trabalho. Viemos para dar o melhor de cada um e o resultado é consequência", afirma Victor.

    Além das cinco principais categorias, também houveram as categorias por idade e gênero. Andréia Pacheco, de Nova Veneza, conquistou o segundo lugar da categoria de 50 a 54 anos. "Eu treino corrida há uns quatro anos. Na última edição eu não consegui concluir a prova e esse ano tive um resultado bom. Fiquei muito feliz com essa conquista", revela.

    Outro destaque da prova foram os participantes masculinos da categoria 70+. O morador de Criciúma, que completa 80 anos em agosto deste ano, Francisco Manoel Guimarães concluiu a prova e garantiu o segundo lugar da categoria. "Eu corro oficialmente há 40 anos e já participei de corridas aqui na cidade. Achei a prova desafiadora, o que é bom porque o atleta tem que ter desafio, se não, não vale a pena", comenta.

    Questionado se pretende parar com o esporte, Guimarães revela que isso faz parte de um projeto de vida. "Eu fiz um projeto na infância para chegar aos cem anos e agora falta pouquinho. Praticar o esporte faz parte desse projeto que eu tenho desde pequeno", conta. 

    Mais fotos abaixo




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.