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  • Morro da Fumaça, 24/04/2024
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    Vereador Robinho busca esclarecimentos sobre a coleta de lixo em Morro da Fumaça

    O Pedido de Informação foi apresentado com o objetivo de obter informações sobre o contrato e o processo licitatório da empresa responsável pela coleta de lixo.

    Fonte: Samuel Woyciekowski / CMMF
    Vereador Robinho busca esclarecimentos sobre a coleta de lixo em Morro da Fumaça O vereador destaca a necessidade de aumentar a frequência da coleta na cidade

    A coleta de lixo em Morro da Fumaça tem sido alvo de debates intensos entre os vereadores do município. Recentemente, o tema ganhou destaque nas últimas Sessões Ordinárias, após o Pedido de Informação nº 13/2023, de autoria do vereador Robson Francisconi (PP), que busca esclarecimentos sobre o contrato vigente e o processo licitatório da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade.

    Durante o debate na Câmara Municipal, o vereador Robinho ressaltou a importância de obter informações claras sobre os pagamentos e contratos, enfatizando a necessidade de melhorias em todos os locais do município. Ele destacou os problemas enfrentados no bairro, principalmente no Bairro Naspolini, onde reside, e mencionou a presença de um grande número de cachorros, que acabam espalhando o lixo acumulado durante o intervalo entre as coletas.

    "Eu fiz um pedido de informação para compreender como funcionam os pagamentos e contratos. Além disso, apresentei uma indicação para melhorar a coleta de lixo, com foco especial no Bairro Naspolini, mas também incluí a necessidade de melhorias em toda a cidade. Atualmente, a coleta ocorre apenas às terças e sábados, o que não é suficiente. O lixo acaba se acumulando e se espalhando por todo o bairro na maioria das vezes. Reforço o pedido para que a coleta seja realizada três vezes por semana no Bairro Naspolini e em outros locais que também necessitam de melhorias", ressaltou o vereador Robinho durante o debate.

    O pedido apresentado pelo vereador inclui a solicitação de cópia integral do contrato, termos aditivos, notas fiscais e comprovantes de pagamento dos últimos 24 meses, com o intuito de esclarecer as deficiências no trabalho prestado pela empresa. "Atualmente, a empresa responsável pelo recolhimento do lixo recebe por tonelada. Também fiz um pedido de informação adicional que ainda será discutido, sobre como é feita a pesagem do lixo recolhido, quem fiscaliza e onde ocorre esse processo", indagou Robinho.

    Além dos pedidos feitos por Robinho, as vereadoras Jorgia Guglielmi (PSDB) e Silvana de Vasconcelos (MDB) também apresentaram Indicações solicitando melhorias no recolhimento de lixo, respectivamente no Loteamento Joaci Piva e no Bairro Capelinha. Em resposta às indagações, os vereadores Luciano Formentin Pereira (PP), Ricardo Pacagnan da Rocha (PP), Ricardo Guedin (PP) e Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP) apresentaram requerimento convocando o responsável pela empresa Racli Limpeza Urbana LTDA, que possui contrato vigente com a prefeitura, o Secretário do Sistema de Infraestrutura e a Diretora da Fundação do Meio Ambiente para comparecerem na sede do Poder Legislativo e prestarem esclarecimentos.

    "A empresa tem contrato com o município desde 2018 e constantemente recebemos reclamações sobre o trabalho dela nos últimos anos. O preço pago por tonelada tem aumentado ano após ano, conforme as informações que obtive por meio do pedido que fiz, mas as reclamações sobre o recolhimento do lixo na cidade também. Todos os dias tenho recebido mensagens de moradores. O meu objetivo é defender as demandas trazidas pela população", finalizou o vereador Robson.




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