Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Desenvolvimento Social encerra campanha Maio Laranja com ação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

    Durante o mês foram realizadas atividades em todas as unidades de ensino de Morro da Fumaça

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Desenvolvimento Social encerra campanha Maio Laranja com ação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Encerramento da campanha Maio Laranja em Morro da Fumaça

    Com a campanha "Conte, a culpa não é sua", que visa combater o abuso sexual infantil, o Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social, realizou durante o mês diversas ações de orientação e conscientização em todas as unidades de ensino da cidade, pertencentes a rede pública e privada. Para encerrar o Maio Laranja, também foi realizada nesta quinta-feira (25) uma atividade com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

    As ações foram desempenhadas pelos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). "Agora, com o fim da campanha, faremos uma reunião entre a equipe para elencar os pontos positivos e o que pode ser melhorado para as próximas atividades, mas, em geral, foi muito assertiva. A cada ano, procuramos melhorar e trazer temas que chamem a atenção de todos, e neste ano obtivemos um retorno bem positivo em todos os locais que foi trabalhado", ressalta a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Social, Saionara Freitas Dias.

    O Maio Laranja foi instituído em todo território nacional por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022, que estabelece ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Morro da Fumaça, foram realizadas palestras com os alunos do 1º ao 6º ano de todas as escolas, sendo entregues mais de 1,8 mil cartilhas educativas, além de orientações e esclarecimento de dúvidas. Os participantes do SCFV ainda receberam uma flor, símbolo da campanha.

    "A flor representa o cuidado que temos que ter com a primeira infância. Assim como ela é frágil e precisa de atenção, nossas crianças também precisam. Por mais que as ações referentes ao Maio Laranja tenham terminado, nosso trabalho continua, é um assunto que precisa estar em pauta o tempo todo, não só em periódicos", salienta Saionara. 

    Denúncias de abuso ou exploração sexual devem ser realizadas por meio do Disque 100, canal de comunicação para tratar de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode reportar o fato, seja vítima ou quem tenha conhecimento de um caso. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo fim de semana e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil, bastando discar o número 100 em qualquer terminal telefônico.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.