Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Semana do Meio Ambiente: Fumaf traz programação diversa em Morro da Fumaça

    Principal ação acontece no sábado (10)

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Semana do Meio Ambiente: Fumaf traz programação diversa em Morro da Fumaça Crianças fazem plantio de árvores nativas da Mata Atlântica

    No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para comemorar a data, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) irá realizar diversas ações ao longo da "Semana do Meio Ambiente", que encerra no sábado (10). A programação conta com oficina, vacinação, distribuição de mudas e muito mais.

    Para a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng, o evento busca reforçar valores dos cidadãos fumacenses. "A Semana do Meio Ambiente é uma forma de fortalecer o cuidado com a natureza e a cidade. Através dos encontros, a gente reforça aos moradores que um meio ambiente bem cuidado depende de todos", afirma.

    Inscrições

    A programação conta com ao menos nove ações, sendo que em duas delas é preciso fazer inscrição com antecedência, até sexta-feira (2) através do WhatsApp da Fumaf 48 99610-3267. São eles a "Capacitação Comitê da Bacia do Rio Urussanga: Monitoramento hidrológico e eventos críticos", que acontece na Cetrar, em Araranguá, na segunda-feira (5), das 8h às 12h e das 13h às 15h, e a "Oficina de Horta Orgânica em pequenos espaços", que acontece na quarta-feira (7) na Fumaf às 19h.

    Educação ambiental

    Uma das maneiras, utilizadas pela Fumaf, de reforçar o cuidado com o meio ambiente em Morro da Fumaça é através dos alunos da Rede Municipal de Ensino. "Mostrando para as crianças a importância de cuidar do local onde vivemos nós não só preparamos um futuro melhor para a cidade, como também melhoramos o presente já que os filhos acabam cobrando os pais e familiares", comenta Silvia.

    Pensando nisso, a autarquia irá realizar na manhã da terça-feira (6) um passeio com as crianças que fazem parte do Programa Fumacense de Assistência Social (Profas) até a Unesc. Durante a saída, elas irão visitar duas exposições instaladas na universidade, a "Bicho que educa" e a "Impactos".

    Outra ação que irá envolver alunos e crianças do município acontece na quarta-feira (7), às 15h, quando será lançado o programa "Escola Sustentável". O evento de lançamento contará com a presença das diretoras das escolas municipais com Ensino Fundamental II.

    Comunidade em prol do meio ambiente

    Para estimular os moradores e aproximá-los de um dia a dia com mais atenção aos cuidados ambientais, a Fumaf também irá realizar ao longo da Semana do Meio Ambiente ações abertas à comunidade. Uma delas é a entrega de embalagens de agrotóxicos na Auriverde, localizada na Rua Silvio Sartor, 250, Centro, do dia 5 ao dia 9, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

    Na segunda-feira, a equipe da Fumaf irá se reunir ao lado da Casa da Nonna para diversas ações ao longo da tarde. Será feito doação de mudas e de flores nativas, recolhimento de resíduos, plantio de flores e conscientização sobre impactos da geração de resíduos das 13h às 16h30.

    Os moradores do bairro Maccari poderão participar de um plantio em área verde na terça-feira, das 14h às 16h. Já na quarta-feira, os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) poderão ajudar na implantação de uma horta no local.

    Sábado Mais Verde

    Para encerrar a campanha, a Fumaf irá realizar um sábado de Ação na Praça, no espaço ao lado da Casa da Nonna, das 9h às 13h. Ao longo da manhã diversas iniciativas estarão ocorrendo simultaneamente.

    Será feita, gratuitamente, vacinação de animais domésticos contra a raiva, assim como a aplicação de vermífugos. Ainda dentro do assunto animais, no local também estará ocorrendo uma feira de adoção de pets.

    Assim como na segunda-feira, a equipe da Fumaf irá doar mudas e flores e recolher resíduos. Além disso, a Feira da Agricultura Familiar vai estar funcionando e será feito o lançamento da Campanha do Agasalho 2023.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.