Publicidade
  • Morro da Fumaça, 24/04/2024
    • A +
    • A -

    Vacinação pode reduzir casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

    Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, orienta famílias a vacinarem as crianças para evitar hospitalização

    Fonte: Tânia Rêgo
    Vacinação pode reduzir casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

    Diante do alto número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças, a vacinação contra Covid-19 e Influenza é a melhor forma de reduzir as internações. É o que afirma o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

    “Nós temos dois tipos de vacinas que são ofertadas para a população e ajudam a diminuir a ocorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Com isso essas vacinas ajudam a diminuir a ocupação de leitos e, embora existam vírus que causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave que não tem vacina, quando a gente se vacina para para Covid-19 e para Influenza, nós diminuímos a ocupação de leitos e deixamos leitos disponíveis para aqueles que precisam, aqueles que são acometidos por vírus que não são cobertos por vacina”, explica o diretor. 

    O último boletim da Fiocruz com atualizações sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave mostrou que as crianças são mais afetadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). O Infogripe divulgado no último dia 27 de junho aponta que alguns estados do Norte e do Nordeste continuam apresentando aumento de casos entre crianças. 

    Apesar de no centro-sul do país a tendência apontada pelo relatório ser de queda ou de estabilidade, o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, alerta que a situação ainda pode levar um tempo para se normalizar. O motivo é que esses estados tiveram um longo período de aumento de casos, segundo o pesquisador.

    “A gente ainda tem um número muito expressivo, a gente ainda tem muitas crianças que estão internadas, então ainda vai levar um tempo para desafogar os nossos leitos hospitalares, por isso é extremamente importante manter os cuidados mínimos para diminuir essas infecções" 

    Tratamento

    O médico infectologista Hemerson Luz explica que a SRAG é caracterizada por sintomas como febre de início súbito, dor de cabeça, tosse, coriza, dificuldade de respirar, sensação de peso no peito e uma queda na oxigenação no sangue. Ele explica que as crianças ainda podem apresentar falta de ar, menor apetite, irritabilidade ou uma queda no estado geral.

    O especialista também alerta para a vacinação como uma importante medida que pode evitar o aumento no número de casos. “A melhor forma de prevenir a Síndrome Respiratória Aguda Grave é manter o sistema vacinal completo, principalmente contra a Infuenza e contra a Covid-19. Além disso, sempre que ocorrerem sintomas gripais como nariz escorrendo, dor de garganta, tosse, febre, dor de cabeça, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.” 

    Em nosso município as UBS com sala de vacinação estão abertas durante a semana para atender a todos.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.