Publicidade
  • Morro da Fumaça, 29/03/2024
    • A +
    • A -

    Professores de Morro da Fumaça passam por formação e se preparam para o segundo semestre de 2023

    Foco foi o lançamento do projeto

    Fonte: Émerson Justo / Divulgação Prefeitura de Morro da Fumaça
    Professores de Morro da Fumaça passam por formação e se preparam para o segundo semestre de 2023 Durante a formação, os profissionais de educação participaram de gincana

    Ao longo dos últimos dias, os profissionais de educação de toda a Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça passaram por uma formação para se prepararem para o próximo período letivo. Após um primeiro semestre de sucesso com o projeto "Empreendedorismo", a Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo lança o "Plante amor por onde você for", que guiará as atividades do segundo semestre de 2023.

    Neste novo projeto o foco será o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. "Nós preparamos os nossos alunos para ingressarem na faculdade e no mercado de trabalho, mas, além disso, precisamos prepará-los para a vida em sociedade. Para isso, eles precisam desenvolver capacidades necessárias como conhecimentos e habilidades, cognitivas e emocionais", explica a secretária, Greicy Zaccaron.

    Presente no evento, o prefeito, Agenor Coral, comentou sobre o tema escolhido. "Conhecer, saber identificar e como lidar com os próprios sentimentos é uma habilidade necessária, para saber reconhecer os seus potenciais e limites, e isso reflete lá na frente, na busca de objetivos pessoais e profissionais. Sempre estamos atentos à formação educacional oferecida na cidade e incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos nossos estudantes se tornou indispensável", conta.

    Para o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, o assunto é importante, pois as ações desenvolvidas hoje nas escolas refletem no futuro da cidade. "Gostamos de acompanhar de perto as ações na educação de Morro da Fumaça para garantir a formação de um cidadão consciente no futuro. Para isso, precisamos ir além de ensinar fórmulas matemáticas e regras gramaticais, é necessário estimular habilidades que vão ajudar os estudantes em situações do cotidiano e no relacionamento com as pessoas ao seu redor", afirma.

    Habilidades socioemocionais

    Também conhecidas como competências não-cognitivas, as habilidades socioemocionais afetam diversas áreas da vida. "Essas competências estão diretamente ligadas com a maneira que a pessoa se relaciona com o ambiente e com os indivíduos ao seu redor, no controle das próprias emoções e sentimentos, na busca de objetivos e como enfrentar as frustrações ou êxitos", explica a coordenadora pedagógica, Valdete Salvan

    Conforme a secretária, o trabalho com essas competências deve priorizar a criatividade, a capacidade de colaboração, a comunicação, a autonomia e a resiliência. "Precisamos deixar claro que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais não vão contra às práticas tradicionais de ensino, mas são complementares. O ensino socioemocional é feito de maneira interdisciplinar e aumenta a produtividade do aluno, pois ele passa a saber identificar o próprio ritmo de aprendizagem", informa.

    O projeto

    O projeto "Plante amor por onde você for" foi dividido em quatro etapas, sendo a primeira delas a formação dos profissionais da educação. O objetivo desse primeiro momento, de acordo com a secretária, é sensibilizar e conscientizar os profissionais sobre o tema.

    A segunda etapa acontece na primeira sexta-feira de agosto, dentro das instituições de ensino, com o evento "Dia D". "Neste dia vamos preparar as escolas com placas motivadoras, criar compromissos de convivência divididos em três zonas de comportamento, criar o Conselho de Turma e Guardiões do Amor, que vão auxiliar no comprometimento com os compromissos estabelecidos", detalha Greicy.

    Além disso, neste dia será feita a dinâmica dos "Anjos do Amor", que é parecida com a brincadeira de "Amigo Secreto". Cada aluno terá o seu anjo secreto, que irá escrever ou desenhar algo para o colega e colocar no "Correio da Amizade". Após 15 dias, o anjo é revelado e os nomes são sorteados novamente.

    Ainda no mês de agosto será feita a terceira etapa do projeto. "Nesse momento vamos envolver os pais e realizar um encontro com eles na escola. A proposta é que os estímulos para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais sejam replicados nos lares", explica a secretária.

    Ao longo das etapas, o projeto também acontece dentro das salas de aula nas sextas-feiras. Semanalmente serão realizadas dinâmicas em grupos, apresentações musicais, teatrais ou de vídeos para estimular o debate sobre o assunto.

    Por fim, o projeto irá envolver a comunidade durante o desfile de sete de setembro. "Vamos aproveitar a data para externar o que foi ensinado, em relação ao tema, nas salas de aula", conta.

    A formação

    A apresentação do conteúdo foi feita de maneira inovadora e diferente do tradicional. Foi simulado um programa de auditório, com entrevistas e participações que abordaram o tema e explicaram detalhes e a sua importância. "A formação é longa, são muitas horas de exposição de conteúdo e para não ser algo massante, decidimos mudar o formato. Transformamos as palestras em entrevistas, abrimos espaço para perguntas e, para quebrar o clima, tivemos apresentações musicais", detalha a secretária.

    A formação foi dividida conforme os anos letivos de atuação dos profissionais, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. "Nós optamos por fracionar a formação para conseguir trabalhar bem o tema do projeto do segundo semestre de 2023 com os profissionais da educação. Dessa forma, podemos envolvê-los no assunto e colocar em prática o conhecimento compartilhado na formação", comenta Marcos Silveira de Jesus, auxiliar da Secretaria do Sistema de Educação.

    Após o "programa de auditório", foi realizada uma gincana com os participantes. "Todas as atividades e provas foram pensadas para colocar em prática o conteúdo apresentado. Com isso, mostramos diversas maneiras de estimular o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que podem ser aplicadas em sala de aula", pontua Greicy.

    Mais fotos abaixo.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.