Publicidade
  • Morro da Fumaça, 29/03/2024
    • A +
    • A -

    Governo de Morro da Fumaça realiza resgate da história do município

    Objetivo é montar museu que dê continuidade às tradições

    Fonte: André Luiz Valente
    Governo de Morro da Fumaça realiza resgate da história do município Acervo vai ser catalogado e será colocado em exposição

    Após a definição do espaço para a instalação do museu da cidade, o Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, inicia campanha para reunir informações sobre a sua história. A intenção é que famílias tradicionais ajudem a resgatar a origem da colonização e desenvolvimento do município.

    A coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo, Rosângela Pagnan Maragno, a Danda, explica o objetivo do projeto. "Queremos resgatar a história de Morro da Fumaça, de como a cidade surgiu e como cada família contribuiu para o seu desenvolvimento. Dessa forma, além de registrarmos a história dessas famílias, também damos continuidade às tradições culturais daqui", conta.

    Os convites para contribuir e enriquecer o registro histórico da cidade estão sendo entregues a mais de 70 famílias. "Entramos em contato com moradores de sobrenomes antigos do nosso município, que são pontos iniciais da colonização. Estamos pedindo para que os descendentes escrevam a história da família, de onde vieram, a chegada em Morro da Fumaça, a árvore genealógica, ou seja, o registro histórico da migração desses antepassados", detalha.

    Para o prefeito, Agenor Coral, a participação da população é importante para o futuro do município. "Sabemos que a cidade tem história, tem memórias e é preciso deixá-las vivas para que sejam exemplos para as gerações futuras. Além da contribuição com o registro histórico, também pedimos a doação de algum objeto da família para ser exposto no museu, dando ainda mais vida para essas memórias", complementa.

    A proposta é de que todo o material reunido seja organizado e exposto, junto ao Departamento de Cultura, no pavilhão localizado na Rua Nereu Ramos, nº 93, Centro, em um museu fixo sobre a história de Morro da Fumaça. "O espaço para a instalação do acervo já foi definido e passará por adequações estruturais ao longo do ano. A ideia é que, simultaneamente, enquanto preparamos o local, vamos reunindo o material e fazendo a sua curadoria", pontua o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.