Publicidade
  • Morro da Fumaça, 23/04/2024
    • A +
    • A -

    Projeto Senac e Polícia Civil por Elas anuncia a edição 2023/24 para combater a violência contra mulheres por meio da educação

    Assinatura ocorreu no dia 07(segunda-feira) em que a Lei Maria da Penha completa 17 anos

    Fonte: Assessoria de Imprensa Senac/SC
    Projeto Senac e Polícia Civil por Elas anuncia a edição 2023/24 para combater a violência contra mulheres por meio da educação Senac e Policia Civil Por Elas 2023/24

    No dia em que a Lei Maria da Penha, que tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher, completou 17 anos, o Senac SC e a Polícia Civil retomam o projeto "Senac e Polícia Civil por Elas" para a edição 2023/24. O programa visa desenvolver estratégias de enfrentamento à violência contra mulheres e oferecer apoio às vítimas por meio de capacitação e qualificação profissional. A parceria entre as instituições busca fortalecer a luta contra a violência de gênero e promover a autonomia financeira das mulheres.

    A assinatura do acordo de cooperação técnica, ocorrida na tarde desta última segunda-feira (07) contou com a presença de Alexandre Meneguetti, diretor regional do Senac SC, Renato Barcellos, superintendente da Fecomércio SC e do diretor do Sesc SC, Jeison José da Matta. Pela Polícia Civil, estiveram presentes o delegado geral, Ulisses Gabriel, delegada e coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idosos (DPCAMI), Patrícia Zimmermann e outros representantes.

    Desde 2021, o Senac SC se uniu à Polícia Civil nessa iniciativa. O projeto está estruturado em dois eixos principais: capacitação e oferta de cursos de qualificação profissional para mulheres vítimas de violência. A capacitação é realizada pela Polícia Civil e visa orientar alunos, professores e a comunidade escolar do Senac na identificação de situações de violência contra a mulher, além de fornecer orientação para enfrentar esse tipo de violência.

    Já os cursos de qualificação profissional, disponibilizados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), serão oferecidos às mulheres, cis ou transgêneras, indicadas pela Polícia Civil em todas as regiões de Santa Catarina, proporcionando autonomia financeira e contribuindo para a quebra do ciclo de violência.

    “A violência contra as mulheres é uma questão complexa que requer estratégias diversificadas para combatê-la. O projeto "Senac e Polícia Civil por Elas" é uma iniciativa importante para promover a conscientização, a prevenção e apoio às vítimas”, enfatiza Camila Bittencourt, analista de Educação Inclusiva do Senac SC.

    “É uma causa extremamente importante no nosso país, que é a violência contra as mulheres. As unidades do Senac no estado se envolvem na qualificação dessas mulheres, na disseminação de informações com as delegacias. A renovação com a Polícia Civil intensifica as ações para essa causa extremamente importante”, enfatiza Alexandre Meneguetti, diretor regional do Senac SC.

    “O convênio assinado possui um duplo viés. Por um lado a Polícia Civil se aproxima do Senac e, por meio da participação com falas, oficinas e palestras nos cursos profissionalizantes do Senac, leva informações a respeito do que é à violência doméstica e familiar contra a mulher, as formas de violência, a maneira de identificá-la e como prestar auxílio às vítimas desta violência, fortalecendo ainda mais a rede de amparo e proteção às mulheres. De outro lado, tão importante quanto, o Senac oferece vagas em seus cursos profissionalizantes para as vítimas de violência vulneráveis e que precisam de qualificação para retornarem ao mercado de trabalho e, assim, terem independência financeira, podendo romper, definitivamente, o vínculo com o autor e interromper o ciclo de violência”, enfatiza a delegada Patrícia Zimmermann, coordenadora estadual das DPCAMI.

    “Hoje, dia do aniversário da Lei Maria da Penha, estamos dando um passo importante e essencial para prevenir a violência doméstica com a assinatura deste termo para a criação de mecanismo de prevenção à violência doméstica”, assinalou o delegado geral Ulisses Gabriel.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.