Hospital São José comemora 81 anos

A entidade possui 230 médicos, 1100 colaboradores, 800 estagiários e 60 voluntários, além de todo corpo diretivo

Por Redação Agora na Cidade 07/11/2017 - 08:23 hs

Hospital São José comemora 81 anos
Foto: Divulgação / Hospital São José

O Hospital São José completa 81 anos de fundação esta semana e uma missa de ação de graças será realizada para marcar a data. A celebração religiosa acontece nesta quinta-feira (09), às 15 horas, na Capela da instituição. A cargo do Padre Samiro Meurer, a missa contará com animação do Grupo de Canto, composto por colaboradores da instituição.

História

 Em oito de novembro de 1936, o Hospital São José por intermédio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora - IENS, iniciou suas atividades na cidade, com a inauguração da obra do novo prédio, já nos altos da rua Coronel Pedro Benedet. As IENS, que estavam se instalando em Forquilhinha atenderam ao pedido do então prefeito Elias Angeloni, para assumir uma entidade de saúde, mesmo sem ter experiência em hospitais.

Hoje, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul Catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa. É uma Instituição filantrópica, de caráter privado e utilidade pública.

Em 2016, foram atendidas mais de 250 mil pessoas, sendo 86% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo ano, foram atendidas mais de 135 mil pessoas somente no setor de Urgência e Emergência.

Qualidade

 O Hospital São José, por meio da Gestão da Qualidade, realiza ações e desenvolve processos com o intuito de buscar a permanente satisfação e o bem estar de seus clientes, difundindo a filosofia e a postura de qualidade em toda a organização. Como consequência desse aprimoramento, o Hospital recebeu este ano o Selo de Acreditação Hospitalar.  O reconhecimento eleva a Instituição em alto nível de qualidade de serviços em saúde no país.

O novo passo tem significativa importância para a Instituição. O “selo” recebido é um dos mais almejados pelas instituições de saúde no Brasil.

 Atualmente no país, existem 6887 hospitais, destes, 259 são acreditados. Para Santa Catarina, a Instituição soma a 13ª certificação ONA na categoria hospital. " A acreditação é um grande passo na trajetória do Hospital São José, significa estar em um grupo muito seleto”, enaltece a diretora da entidade Irmã Líbera Mezzari.

Buscando a excelência sempre, o hospital conta para isso, com o apoio de seus 230 médicos, 1100 colaboradores, 800 estagiários e 60 voluntários, além de todo corpo diretivo.

Colaboração: Kátia Farias / Comunicação Hospital São José