Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Planetas, dinossauros, fósseis e muito mais: alunos expõem aprendizados na Feira Cultural da Família em Morro da Fumaça

    Estudantes de 3 a 5 anos apresentaram parte dos conteúdos lecionados no primeiro semestre de 2023

    Fonte: André Luiz Valente
    Planetas, dinossauros, fósseis e muito mais: alunos expõem aprendizados na Feira Cultural da Família em Morro da Fumaça

    Nesta sexta-feira (18), os estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Vanolda Gregório Espindola Pagnan, da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça, realizaram a Feira Cultural da Família, encerrando o projeto "Curiosidades: jornada de experimentos". O evento, voltado aos pais dos estudantes e também aos alunos de outras unidades de ensino, foi composto por exposições dos conteúdos ensinados ao longo do primeiro semestre de 2023.

    Ao todo, sete diferentes temas foram apresentados na feira, sendo cada um por uma das turmas do CEI Vanolda. "Durante a primeira metade deste ano letivo nossos alunos, que possuem idade entre 3 e 5 anos e 11 meses, aprenderam sobre diversos assuntos, como dinossauros, fenômenos da natureza, vulcões, sistema solar, entre outros. Na feira eles puderam mostrar um pouco do que foi ensinado em sala de aula e também nas saídas de campo, como nas visitas a museus", explica a diretora do CEI, Cheila Pacífico.

    Ela complementa que o aprendizado foi além de cada assunto. "Todos os temas trabalhados foram escolhidos a partir de curiosidades dos alunos ao longo do ano anterior. Nós aproveitamos essa vontade deles para unir com os conteúdos já previstos. Então, além de aprender sobre o fundo do mar, por exemplo, através de experiências e experimentos, eles desenvolveram habilidades sensoriais, motoras, sociais, cognitivas, entre outras", detalha Cheila.

    Para o secretário do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Silveira, o evento é um momento importante na formação dos alunos. "O CEI Vanolda está de parabéns por essa iniciativa, pois ela fortalece o ensino oferecido na instituição. A participação dos alunos nas apresentações auxiliam na fixação dos conteúdos e, além disso, o evento também faz um movimento importante para o desenvolvimento dos alunos, que é de aproximar e integrar, desde o início, os pais na vida escolar dos seus filhos", comenta.

    Visitas nas escolas

    Os pais da Alicia Garcia, de 3 anos, Nicolas Garcia e Gabrieli Bitencourt, também reconheceram essa importância e fizeram questão de prestigiar a feira. "Eu acho que é essencial os pais estarem presentes na vida escolar dos filhos. Isso mostra para a Alícia que gostamos de estar com ela, que nos importamos com o que ela faz na sala de aula e isso ajuda e incentiva o aprendizado dela.", conta Nicolas.

    Durante a visita, ele também elogiou a qualidade da educação ofertada pelo município. "Eu acho bem interessante que nessa idade ela já está aprendendo sobre os planetas, que é algo diferente e bem legal para ensinar aos pequenos. A gente gosta muito do CEI Vanolda por causa disso, eles desenvolvem bastante o aprendizado das crianças. Com apenas 3 anos ela já sabe nomes de planetas, de dinossauros", complementa.

    Para Daiane Teixeira, mãe do pequeno Davi Araújo, de 3 anos, o evento surpreendeu e superou as suas expectativas. "Eu estou maravilhada com tudo isso. Na hora que eu entrei na escola já me surpreendi com o empenho e a organização das professoras. Eu não imaginava que seria assim tão bonito, tão bem feito. Pensei que seria algo mais simples. A gente procura sempre participar dos eventos escolares, então, quando recebemos o convite já marcamos na agenda e deu certo de nós dois virmos", comenta a mãe, que estava acompanhada do marido e pai do Davi, Cleiton Araújo.

    Quem também fez questão de abrir um espaço na agenda e prestigiar a feira foi o prefeito, Agenor Coral, e o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo. "Abrir a instituição para os pais visitarem valoriza a educação, principalmente a infantil. Mostra que os CEIs não são só um espaço para deixar o filho durante o horário de trabalho, mas sim um local onde ele está construindo um caminho muito importante para o seu futuro, porque a educação infantil é a base do aprendizado", fala o prefeito.

    De acordo com o vice-prefeito, o evento é marcante para as crianças. "Momentos como esses, que fogem da rotina como os passeios e a presença dos pais no local onde estuda, marcam a infância. Além disso ser muito bom para a fixação do que foi ensinado, também é importante na construção de boas lembranças com a família", pontua.

    Mais fotos abaixo




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.