Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Alunos de Morro da Fumaça aprendem sobre cuidados na água no Projeto Golfinho

    Mais de 100 crianças se formaram no curso oferecido pelo CBMSC

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Alunos de Morro da Fumaça aprendem sobre cuidados na água no Projeto Golfinho Mais de 100 alunos se formaram no Projeto Golfinho em Morro da Fumaça

    Nesta semana, mais uma turma do Projeto Golfinho se formou em Morro da Fumaça. A ação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) visa conscientizar as crianças sobre os perigos em banhos aquáticos e contou com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

    Esta é a segunda edição realizada no município e contou com a participação de mais de 100 estudantes da Rede Municipal de Ensino. "Reconhecemos a importância da prevenção e orientação das crianças sobre os banhos aquáticos, principalmente pelo alto número de balneários próximos da cidade. Nesta edição, que durou dois dias, foi a vez dos alunos dos 4º anos das escolas Agenor Bortolatto, Maurina De Souza Patrício e Pietro Maccari", detalha o secretário da pasta, Marcos Silveira.

    Conforme o sub-tenente Renato Bonelli Bitencourt, coordenador do Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros de Içara, um dos principais objetivos da ação é diminuir o índice de afogamento. "O CBMSC decidiu criar o Projeto Golfinho devido ao alto índice de afogamento nessa faixa etária dos alunos do 4º. Dentre os assuntos abordados, a gente ensinou como se comportar nas praias, piscinas, rios, lagoas, açudes e represas. A maioria dos afogamentos, ao contrário do que muita gente pensa, não acontecem na praia, e sim em locais fora dos cuidados dos bombeiros, ou seja, nas piscinas, nos rios, nos açudes, entre outros", explica.

    Para o golfinho, como são chamados os participantes, Arthur Estrapação, da Escola Pietro Maccari, as novas informações que aprendeu no projeto não vão ficar só com ele. "Aprendi principalmente sobre as bandeiras na praia e o que elas simbolizam. Gostei do projeto e vou levar os ensinamentos para a família", afirma.

    O entusiasmo em participar do Projeto era visível no rosto dos alunos. "Percebemos que a forma que as crianças foram bem acolhidas fez com que elas se sentissem mais seguros e participassem ativamente de todas as atividades e dinâmicas propostas", comenta Silveira.

    Mesmo com o foco nos cuidados necessários na hora do banho aquático, o curso também trouxe para as crianças questões de cidadania. "Além da gente conscientizar essa criançada a respeito do perigo do banho aquático, a gente ensina eles como conviver e respeitar o meio ambiente", complementa o sub-tenente.

    "Ficamos muito felizes em ver esse projeto sendo realizado mais uma vez na cidade. A segurança das crianças é uma das nossas preocupações e as orientações dadas no curso são muito importantes", destaca o prefeito, Agenor Coral.

    Para o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, a parceria do Governo Municipal com o CBMSC é uma iniciativa que deve se prolongar. "Esta é apenas a segunda edição do Projeto Golfinho na cidade e está longe de ser a última. Ficamos contentes com o resultado do primeiro ano e queremos que se repita por muitos outros", pontua.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.