Parajasc são abertos em Criciúma

As competições começam neste sábado (2) e irão até o dia 6

Por Redação Agora na Cidade 02/12/2017 - 12:16 hs

Parajasc são abertos em Criciúma
Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Foi só o locutor oficial anunciar o fim da cerimônia de abertura da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), na noite desta sexta-feira (1), em Criciúma, para os participantes tomarem a quadra central do Ginásio Municipal Walmir Antônio Orsi e explodir em alegria entre danças e abraços de confraternização.

A energia contagiante deu o tom de toda a cerimônia. Desde a apresentação da Apae de Urussanga, que contemplou a todos com a “Dança do Guerreiro”, à Banda Marcial da Satc, que coreografou vários sucessos nacionais do momento.

Por fim, nos discursos das autoridades, o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Leonel Pavan pediu que todos se abraçassem, solicitação prontamente atendida. Antes, porém, destacou que todos ali estavam imbuídos em fazer os melhores Parajasc da história.

O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, agradeceu ao trabalho dos professores de educação física e disse que a dedicação esportiva dos atletas era exemplo para todos.

Durante seu discurso, o dirigente distribuiu o livro do tenista Guga Kuerten às autoridades e atletas, citando o irmão do campeão de tênis, Guilherme (que tinha paralisia cerebral) como uma das fontes de inspiração do campeão de Roland Garros.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, destacou que estava feliz em sediar o evento, enfatizando que os Parajasc deixam uma linda mensagem de superação e lição de vida.

Um dos pontos de destaque foi o acendimento da pira dos Jogos, feito pelos atletas criciumenses Ramon Colombo, Jean Carlos Padilha (do tênis de mesa) e Marlete Vicente (do lançamento do disco) e do juramento do atleta proferido por João Paulo Gregorini (natação).

As competições começam neste sábado (2) e irão até o dia 6. Estão no programa: atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos de deficiência física, auditiva, intelectual e visual.

Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

Colaboração: Antonio Prado