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  • Morro da Fumaça, 23/04/2024
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    Assistência Social de Morro da Fumaça volta a funcionar em dois turnos

    Adequação de horário atende demanda apresentada pela população do município

    Fonte: Divulgação PMMF
    Assistência Social de Morro da Fumaça volta a funcionar em dois turnos Sede da assistência Social

    A partir de segunda-feira, 23, a coordenação da Assistência Social de Morro da Fumaça e os serviços ligados ao departamento voltam a atender de acordo com o horário habitual, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O ajuste, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, de acordo com a Administração Municipal, se faz necessário para não comprometer os atendimentos e projetos executados pela secretaria. 

    “Adotamos a escala de turno único, das 7 às 13h, para reduzir os custos e manter as contas do município em dia. Entretanto, serviços essenciais, como a saúde e a educação, continuaram com o horário regular a fim de não comprometer o atendimento à população. Nesse sentido, entendemos que a Assistência Social também apresenta demandas que exigem a manutenção dos serviços funcionando em dois turnos”, esclarece o prefeito, Agenor Coral. 

    Desde o dia 1º de outubro, o Governo Municipal fumacense adotou turno único, das 7 às 13h, para o funcionamento das repartições, não essenciais, da Prefeitura. A estratégia, conforme o vice-prefeito, Eduardo Guollo, é um esforço da atual gestão frente à queda na arrecadação do município.

    “Precisamos cuidar da saúde financeira do município, de acordo com informações da Confederação Nacional do Municípios (CNM), 51% das cidades do Brasil estão operando no vermelho. Nosso objetivo principal com essa decisão, temporária, é conseguir equilibrar as contas públicas para evitar que obras ou serviços municipais sejam paralisados, sem prejudicar o atendimento ao cidadão”, pontua Guollo.

    Com o ajuste de horário, além da coordenação da Assistência Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), bem como todas as atividades relacionadas ao departamento voltam a operar regularmente. 

    “Somos a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a referência para o acesso a diversos serviços ofertados à população no município. Após o ajuste realizado no início do mês, constatamos que a comunidade não conseguia ser atendida de acordo com os parâmetros que consideramos ideal. Então, reavaliamos e alinhamos a conduta”, destaca Saionara Freitas Dias, coordenadora da Assistência Social.

    A Assistência Social, dentro do rol de serviços ofertados pelo município, é responsável por elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, é o setor responsável por ficar em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.





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