Publicidade
  • Morro da Fumaça, 24/04/2024
    • A +
    • A -

    Após concessão Praça Esportiva do bairro Maccari se consolida como atração de lazer em Morro da Fumaça

    Concessão trouxe mais segurança e infraestrutura diferenciada ao local que antes era depredado e inseguro para a população

    Fonte: Divulgação PMMF
    Após concessão Praça Esportiva do bairro Maccari se consolida como atração de lazer em Morro da Fumaça

    A concessão de espaços públicos para a gestão da iniciativa privada é um case de sucesso que vem dando certo em diversas cidades brasileiras e em Morro da Fumaça a medida também vem se mostrando assertiva. Há um ano, a Praça de Esportes Deomício Joaquim Mendes, localizada no bairro Maccari, após processo licitatório para a concessão, passou a ser administrada pela iniciativa privada. O processo permitiu que o espaço, que antes estava depredado devido a ação de vândalos, passasse por um trabalho de revitalização que reestruturou o local.

    “É uma ampla área de lazer, entretanto precisava de cuidado. Nós assumimos e realizamos uma ampla reforma. Trocamos o gramado do campo, instalamos alambrado, reformamos a parte de alvenaria, implantamos tendas, investimos em decoração e em atrativos para que a população queira visitar e desfrutar da Praça”, explica o empresário, Fernando Burato que assumiu a gestão do espaço ao lado da esposa, Solimar Espindola.

    “A cidade não tem shopping ou um leque diverso de opções de lazer. Eu e meu esposo temos uma filha de 5 anos, sempre que pensávamos em sair sentíamos falta de ter um lugar com espaço ao ar livre, para que nós pudéssemos aproveitar e ela, ao mesmo tempo, brincar. Quando vimos a oportunidade de investir nossas economias e empreender, aproveitamos a oportunidade. Hoje diversas famílias desfrutam de um ambiente esperado por muitos fumacenses”, celebra Solimar.

    Além dos atrativos voltados à prática de esporte e recreação, a sede esportiva ganhou um ambiente de convivência denominado de Boteco da Praça. “A concessão permitiu que o espaço pudesse, de fato, ser utilizado pela população. Antes isso não era possível. Atualmente, temos um equipamento renovado que vem recebendo investimentos e manutenção constante”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

    Após a revitalização, o espaço conta área para a realização de eventos e segurança privada durante o horário de funcionamento. “A concessão vem se mostrando uma alternativa muito válida, tendo em vista que o índice de roubos no local e nas imediações diminuiu; Não temos mais problemas relacionados a danos ao patrimônio público, zeramos os custos com manutenção daquele espaço. Mas podemos ir além, essa iniciativa integra a engrenagem econômica da cidade, através da geração de renda, e é consolidação de uma opção a mais de lazer na cidade”, salienta o prefeito, Agenor Coral.

    O local possui pista de caminhada, campo de futebol, quadra de beach tennis e vôlei, pista de skate, cancha de bocha, mesa de sinuca e pacau, parque infantil e um quiosque. Às sextas-feiras, domingos e feriados o espaço também conta com atrações musicais, contratadas para entreter o público que frequenta o bar. Além de bebidas, o estabelecimento também oferece lanches diversos. “Montamos uma comissão de gestão, onde trocamos ideias, com o objetivo de estar sempre ligados naquilo que as pessoas esperam daquele espaço e assim nos adequarmos. Acreditamos que estamos no caminho certo, em determinadas datas já registramos a presença de aproximadamente 250 pessoas no local”, explica Burato.

    Como medida de segurança, a Praça tem ficado fechada na parte da manhã durante os dias de semana. Os portões são abertos de segunda a sexta-feira, das 13 às 23h59, e das 7 às 23h59 aos sábados e domingos. “A maior demanda ocorre aos finais de semana e durante a semana na parte da tarde, no contraturno escolar, e a partir das 17 horas, quando o pessoal sai para praticar alguma atividade física ao final do dia”, esclarece Solimar.

    Para celebrar o aniversário de um ano de reestruturação da Praça Esportiva, a administração do espaço realizou um campeonato de Sinuca, no último domingo. O torneio envolveu competidores de diversos municípios da região.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.