Publicidade
  • Morro da Fumaça, 29/03/2024
    • A +
    • A -

    Em Brasília, Governo de Morro da Fumaça busca por recursos para executar projeto de esgotamento sanitário

    Expectativa da Administração Municipal é iniciar a obra no próximo ano, com recursos próprios ou do PAC 3

    Fonte: Divulgação
    Em Brasília, Governo de Morro da Fumaça busca por recursos para executar projeto de esgotamento sanitário

    Cumprindo agenda de reuniões na capital federal, integrantes da Administração Municipal de Morro da Fumaça estiveram na Secretaria da Casa Civil e no Ministério das Cidades, nesta semana, entre os dias 21 e 22, em busca de recursos para a execução do projeto de esgotamento sanitário idealizado para o município. Orçada em R$ 70 milhões, a obra contempla toda a cidade e deve ter início a partir de 2024. 

    “Através do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 3, lançado pelo Governo Federal, estamos buscando a viabilização dos projetos. Já realizamos o cadastramento de propostas e projetos, e agora estamos participando das reuniões para detalhamento. Fomos pré-selecionados para seguir para a etapa final e, em janeiro, devemos ter um parecer”, explica o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Rogério Sorato. 

    Desde 2018, o município de Morro da Fumaça adotou o modelo de gestão própria do sistema de abastecimento de água e esgoto, através do Samae. A partir da decisão, a autarquia vem trabalhando para aprimorar os serviços em busca de mais eficiência. 

    “Depois de universalizar o abastecimento de água em 100% do município, estamos focados em implantar a rede de esgotamento sanitário. Medidas fundamentais para o desenvolvimento da cidade e a promoção da qualidade de vida da população”, detalha o prefeito, Agenor Coral. 

    Conforme Sorato, com base no feedback apresentado pelos técnicos, a viagem se mostrou muito promissora. “Morro da Fumaça desfruta de uma situação diferenciada em relação a alguns municípios, já contamos com os projetos prontos e com as licenças encaminhadas. Foi uma conversa muito positiva, o Governo Federal tem interesse em executar projetos com esse”, detalha. 

    Caso o município não seja contemplado, o Governo Municipal pretende colocar o projeto em prática por meio de recursos próprios. “Esse recurso federal é a fundo perdido, se conseguirmos ter sucesso na próxima fase de validação das propostas, será possível reduzir a oneração da tarifa repassada aos moradores. Entretanto, caso isso não se consolide, dada a importância da obra, o projeto será executado através do município”, esclarece o prefeito, Noi. 

    A proposta prevê a construção de mais de 130 quilômetros de rede de coleta de esgoto, que englobam as áreas urbana e rural da cidade. Os projetos contemplam duas estações de tratamento de esgoto, uma na parte central do município e outra no Distrito de Estação Cocal, ambas com sistemas aeróbios, um dos melhores implantados no Brasil, e que apresenta excelente resultado às práticas de preservação do Meio Ambiente.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.