Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Reforma da Prefeitura de Morro da Fumaça deve ser concluída antes do prazo

    Após cinco meses de trabalho, obra está adiantada e entrega está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2024

    Fonte: Daiana Denise Carvalho / PMMF
    Reforma da Prefeitura de Morro da Fumaça deve ser concluída antes do prazo Sede da prefeitura de Morro da Fumaça

    Com o objetivo de sanar problemas estruturais, atender requisitos de segurança e acessibilidade, o prédio da Prefeitura de Morro da Fumaça, desde o mês de junho deste ano, passa por uma ampla reforma. Projetado pelo renomado arquiteto Fernando Jorge da Cunha Carneiro, o imóvel, datado de 1970, em breve estará totalmente revitalizado.

    O projeto tem a acessibilidade como um dos principais aspectos destacados. "A Prefeitura não tinha elevador, somente escadas; As portas eram estreitas, as paredes tinham diversos pontos de infiltração e o telhado estava com a estrutura comprometida. Fazer uma intervenção era necessário para trazer mais conforto aos usuários, mas sobretudo segurança, explica a engenheira civil, Caroline Crozeta Deghenhard.

    Com base nos pontos destacados, a reforma prevê a reestruturação da parte interna da Sede Administrativa. "Almejamos um espaço que ofereça boas condições de trabalho para a equipe do município, mas principalmente, uma estrutura adequada para o atendimento à população, coisa que a antiga estrutura não apresentava", destaca o prefeito, Agenor Coral.

    Apesar das melhorias previstas, a arquitetura original do prédio será preservada. "Nós tivemos esse cuidado. A Prefeitura faz parte da história do nosso município e isso não pode ser apagado. O desenvolvimento, que tanto almejamos, não pode se sobrepor às características da nossa cidade e comprometer esse legado", esclarece o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

    Composto por três andares, o prédio passará a apresentar uma nova disposição para as salas. "Com essa reestruturação, será possível instalar um elevador e fazer todas as adequações necessárias para atender as necessidades apresentadas pelas pessoas portadoras de deficiência ou com alguma dificuldade motora. Neste sentido, podemos destacar o alargamento das portas, rampas de acesso, banheiros adaptados e a sinalização visual, tátil e em Braille", detalha a engenheira.

    No térreo, além do saguão, será alocado os setores de tributos, contabilidade, tesouraria, secretaria de administração, compras, licitações, recursos humanos, sanitários e copa. O gabinete do prefeito passará a ser no segundo pavimento, onde ocupará posição estratégica para melhor atender as demandas internas da Casa e com mais espaço para reuniões. Ao lado ficarão as salas do vice-prefeito, chefia de gabinete, impressa e atendimento. O terceiro pavimento abrigará os setores de tecnologia da informação, arquivo, procuradoria, setor jurídico, patrimônio e controle interno. 

    Além das melhorias já citadas, as janelas do térreo, que eram de ferro, foram substituídas por material que apresenta mais resistência aos desgastes causados pelo intemperismo. As paredes internas estão recebendo acabamentos com massa acrílica. O piso terá revestimento cerâmico com características técnicas que oferecem um bom desempenho a abrasão, e trará mais resistência aos desgaste causado pelo trânsito de pessoas. Os sistemas de esgoto, água e elétrica, pensando em possíveis demandas futuras, foram redimensionados para além da atual demanda. 

    Durante os cinco primeiros meses de trabalho, foi realizada a reestruturação da parte interna, as paredes externas foram descascadas, impermeabilizadas, e revestidas com pastilhas cerâmicas, similares às originais. O sistema de cobertura também foi substituído e utilizado material tipo kalhetões. Outro destaque da obra, é a implantação de um brasão em aço inox, com iluminação direcionada, que irá identificar o prédio, que até então, não possui uma fachada de identificação. 

    Iniciada no final do mês de junho deste ano, a obra, conforme a expectativa da empresa WB Empreiteira Mão de Obra Eireli, deve ser entregue no mês de abril de 2024, oito meses antes do prazo final. A viabilização do projeto é resultado do investimento de R$ 1.7 milhão de recursos próprios.  A reforma também contempla o imóvel anexo à Prefeitura, atual sede da Câmara de Vereadores, que também será revitalizado, respeitando as características arquitetônicas originais.





    MAIS FOTOS



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.