Publicidade
  • Morro da Fumaça, 18/04/2024
    • A +
    • A -

    Não é só você que sofre nesse calor dos últimos dias

    Os animais de rua também podem apresentar quadro de desidratação e queimaduras, pela exposição direta que sofrem ao sol

    Fonte: Divulgação
    Não é só você que sofre nesse calor dos últimos dias Potes de água fresca nas ruas podem ajudar na causa animal

    A forte onda de calor traz reflexos ao cotidiano, a humanos e animais. Os cuidados e atenção aos animais de rua, diante das altas temperaturas, desperta a preocupação de entidades de proteção animal. Cuidados

    As altas temperaturas podem causar hipertermia nos animais. Enquanto a temperatura corporal humana fica na faixa de 36 °C, nos pets varia de 38 °C a 39 °C. Com temperatura corporal mais elevada que humanos, cães e gatos ficam mais sujeitos a hipertermia. Também em razão do porte, por ficarem mais próximos ao chão, ficam mais expostos à absorção de calor.

    A hidratação tem um papel importante nesse cenário, pois ajuda os pets a baixar a temperatura do corpo e salvar vidas. Para cães e gatos de rua há dificuldade para acesso a água limpa e fresca 24h por dia, o que os torna ainda mais vulneráveis a esses riscos. Assim, a simples disponibilização voluntária de potes com água, nas calçadas dos imóveis, pode ajudar na hidratação desses animais, e minimizar riscos de hipertermia.

    Mais cuidados

    Um texto publicado pelo Conselho de Medicina Veterinária aborda cuidados com cães e gatos em período de altas temperaturas. O contexto de altas temperaturas narrado no conteúdo se refere ao período do verão, mas as orientações de cuidado e atenção, dirigidos a tutores, são as mesmas.

    Conforme a publicação, os maiores perigos para os animais domésticos durante as estações quentes são queimadura dos coxins (almofadinhas das patas), desidratação, viroses, leptospirose, alergias sazonais, parasitas e hipertermia.  

    Ainda que os passeios pareçam ser sempre uma boa pedida nos dias de sol, as altas temperaturas podem ser prejudiciais para os animais, conforme alerta a médica-veterinária Maria Cristina Timponi. “Os passeios que nós fazemos com os pets no verão devem acontecer bem cedinho, quando o sol está mais fraco, ou à noitinha, quando ele está se pondo, evitando, assim, uma hipertermia – quando a temperatura fica mais alta que o normal, o que pode provocar, inclusive, a morte do animal”, afirma a médica-veterinária.

    A profissional também destaca a importância de manter  os animais hidratados. “A água deve ser fornecida à vontade, pois ajuda muito na diminuição da temperatura corporal”, reforça.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.