Publicidade
  • Morro da Fumaça, 23/04/2024
    • A +
    • A -

    Tem problema deixar o gato sozinho em casa no final de ano?

    Com o final de ano chegando dicas para deixar seu amigo pet confortável

    Fonte: Arquivo Agora na Cidade
    Tem problema deixar o gato sozinho em casa no final de ano?

    Nas festas de fim de ano é comum que os tutores viajem e tenham um pouco de dificuldade em saber o que fazer com os pets. Com cães, o processo costuma ser mais fácil, já que viajar com cachorro sempre é uma possibilidade. Viajar com gato, por outro lado, até é possível, mas tende a ser bem estressante para os felinos e, por isso, muitos evitam. Dessa forma, se você planeja uma viagem, é fundamental saber quantos dias um gato pode ficar sozinho e quais cuidados ter com os bichanos.

    Para isso, é importante levar em consideração a idade do gato. Quanto mais novo for o pet, menor é o tempo que ele pode ficar sem companhia. Um gato filhote de 2 meses pode ficar sozinho por, no máximo, uma hora, já um gato de 4 meses pode ficar até quatro horas sem os humanos, e um gato de 6 meses até oito horas. O gato adulto, por outro lado, aguenta um período de tempo maior sem os tutores. Se ele não for um gato carente e já estiver acostumado a passar algum tempo só, os gatos podem ficar sozinhos por até 48 horas, ou seja, dois dias, no máximo.

    Ao ficarem em casa sozinhos, mesmo que uma cat sitter (cuidador de pets) ou parente vá visitá-los, é importante tomar algumas providências para cuidar do bem-estar animal e evitar um gato estressado, ansioso ou até mesmo doente. 

    Os principais cuidados são:

    -Abastecimento de água e comida;

    -Deixar a caixa de areia limpinha;

    -Apostar no enriquecimento ambiental para gatos (nichos, prateleiras, brinquedos);

    -Minimizar riscos de acidentes (desligar o gás, desplugar aparelhos das tomadas, ter telas de proteção nas áreas que dão acesso às ruas, deixar janelas entreabertas, jogar o lixo fora, colocar pesos nas  portas para evitar que elas fechem acidentalmente, guardar fios expostos, etc.);


    Telas nas janelas e sacadas servem de proteção aos pets

    Qualquer intervalo superior a 48 horas sozinho pode comprometer a saúde e o bem-estar do pet. Por isso, o mais recomendado nesses casos é ver uma hospedagem, pet sitter ou pedir para algum amigo ou familiar visitar o animal durante a sua viagem.

    E vai uma dica, se o seu gatinho vai ficar em casa sozinho por alguns dias, uma dica é deixar peças de roupa com o seu cheirinho para deixá-lo mais confortável e fazê-lo se lembrar de você.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.