Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Festa de Santos Reis: Uma tradição de 60 anos em Morro da Fumaça

    O grupo genuinamente fumacense mantém viva a cantoria na noite de Reis e faz apresentações em Morro da Fumaça e no Balneário Esplanada

    Fonte: André Luiz Valente
    Festa de Santos Reis: Uma tradição de 60 anos em Morro da Fumaça O grupo se apresenta anualmente no dia de Reis

    O "Terno de Reis" refere-se a canções e pequenos grupos de músicos que as realizam, com referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus recém nascido. 

    Baseado na tradição religiosa portuguesa, os grupos percorrem tradicionalmente as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora mais amplamente o Dia de Reis. Os tradicionais grupos tem diminuído a cada ano, tanto no número de dias de apresentação, como no número de participantes.

    Em Morro da Fumaça um grupo persiste, é a Associação Cultural de Terno de Reis São Sebastião. O grupo é formado por moradores do bairro Naspolini, Ibirapuera e redondezas, trazendo as tradicionais canções de reis para apresentações pontuais, mas ainda assim mantendo a tradição.


    Zé Grande esteve na 87,9 FM divulgando agenda para o Dia de Reis

    José Carlos Campos, o Zé Grande, é o presidente da associação e esteve nos estúdios da Rádio Comunitária de Morro das Fumaça 87,9 FM, participando do programa Agora na Cidade, falando sobre a programação do Dia de Reis para o Grupo São Sebastião.

    Entusiasmado, Zé Grande disse que o grupo nasceu da paixão de seu pai com a Folia de Reis, e que o grupo começou com os 9 irmãos da família Campos, que faziam parte de uma equipe de Boi de Mamão e depois o grupo de Cantores de Terno de Reis, e até hoje, três dos irmãos Campos ainda participam. "É difícil manter a tradição, tivemos um ano bem desafiador mas que também foi um ano de conquistas, pois pudemos renovar os nossos materiais como, gaita, pandeiro, cubana, mesa de som, graças a projetos aprovados no Fates da Cermoful, Emendas Impositivas Municipais através da Câmara de Vereadores e do Governo de Morro da Fumaça", afirmou Zé Grande.

    A agenda o Terno de Reis São Sebastião tem previsto para esta sexta-feira, dia 05, cantorias de Reis em ao menos 10 casas na Praia da Esplanada, passando pelas residências do prefeito Noi, do vice Eduardo, e na residência do vice-presidente da Associação Terno de Reis, Ademar Bertan. Seguindo por mais residências até o amanhecer do sábado.

    No sábado, dia 06, Dia de Reis eles cantarão na Igreja Matriz São Roque na saída da missa, seguindo para a Vila Natalina e terminando a peregrinação em frente a sede da Cermoful Energia.

    "Convidamos a todos que estiveram em Morro da Fumaça para acompanhar a Cantoria de Reis pelo trajeto na noite de sábado", completou Zé Grande.

    Os participantes do Grupo São Sebastião são, José Carlos Campos (Zé Grande) presidente da Associação, seus irmãos Manoel e Agenor, Bigorna e sua filha Cristina, Paulinho, Jesse e Agostinho. Você pode entrar em contato com o grupo pelo whatsapp 48 9 9836-8982.




    MAIS FOTOS



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.