Publicidade
  • Morro da Fumaça, 18/04/2024
    • A +
    • A -

    Saúde Mental: saiba onde buscar atendimento em Morro da Fumaça

    Unidades de Saúde e Caps contam com profissionais e programas voltados ao acompanhamento dos pacientes

    Fonte: Thiago Silva
    Saúde Mental: saiba onde buscar atendimento em Morro da Fumaça Caps de Morro da Fumaça

    De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o planeta já são mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, que sofrem com transtornos mentais. A depressão e a ansiedade são os mais comuns. Olhando para o Brasil, o país lidera o ranking da ansiedade, com 18,6 milhões de pessoas com o transtorno.  

    A partir dessas informações, a campanha Janeiro Branco, executada anualmente em todo o país, visa trazer luz ao problema. "A saúde mental por muito tempo foi negligenciada. Por conta do preconceito existente em relação aos problemas mentais, muitas pessoas ficam sofrendo e não buscam ajuda. Precisamos por fim a este tabu", esclarece o psicólogo  e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Morro Da Fumaça, Felipe Pedroso. 

    Conforme Pedroso, a ansiedade, por exemplo, chega a atingir uma a cada dez pessoas no país. Com base nisso, o município estruturou uma rede de serviço para acompanhamento dos pacientes que necessitam de cuidados. "O  Caps conta com uma equipe multiprofissional: psiquiatra, psicólogos, enfermeira, assistente social, entre outros profissionais, e é responsável pelo acompanhamento dos casos de maior gravidade. Além do CAPS, a rede de saúde dispõe de duas psicólogas atendendo nas unidades de saúde, assim como o Centro de Especialidades Médicas, que conta com psiquiatra e psicóloga infantil", explica o profissional. 

    Além do acompanhamento citado, o município também oferta consultas com neuropediatra e neurologista no Centro de Especialidades. Para ter acesso às consultas o paciente deve fazer uma avaliação na Unidade Básica de Saúde de referência, para obter o encaminhamento médico. Em muitos casos o acompanhamento pode ocorrer na própria UBS.

    "A promoção da Saúde Mental é fundamental, visto que ela está conectada com o bem-estar e consequente com a saúde geral do indivíduo. É necessário que haja a compreensão e que as pessoas aprendam a lidar melhor com as questões psicológicas. Diálogos abertos sobre questões emocionais e informações de qualidade sobre saúde mental são fundamentais", destaca a secretária de Saúde, Marijane Felippe. 

    Outra alternativa ofertada aos pacientes, através do Caps, são os encontros quinzenais, às terças à noite, a partir das 19 horas, com atividades voltadas à comunidade, para fornecer auxílio às pessoas com problemas relacionados à depressão e ansiedade. "Atualmente temos 120 pessoas em acompanhamento no Caps, mas sabemos que existem diversas outras que buscam atendimento nas unidades e que precisam de atendimento especializado. Quem tiver interesse está convidado a estar conosco", destaca Pedroso.

    O Caps de Morro da Fumaça fica localizado na rua Aremigio Salvan, no bairro Naspolini, atrás do Centro de Especialidades.  O próximo encontro está previsto para ocorrer no dia 24 de janeiro. 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.