Publicidade
  • Morro da Fumaça, 24/04/2024
    • A +
    • A -

    Dengue: Saúde de Morro da Fumaça retoma ações de conscientização nas escolas

    Mobilização visa informar a população sobre prevenção e cuidados em relação a doença

    Fonte: Daiana Denise Carvalho / PMMF
    Dengue: Saúde de Morro da Fumaça retoma ações de conscientização nas escolas Saúde fumacense retoma ação de conscientização nas escolas

    A equipe da Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça retomou, neste mês, as ações de conscientização contra a Dengue nas instituições de ensino do município. A estratégia prevê a realização de visitas e palestras em todas as escolas da cidade. 

    O primeiro encontro deste ano ocorreu nesta sexta-feira, 8 de março, no Colégio Interação, situado no bairro Bortolatto, na região central da cidade. O objetivo, conforme a agente de endemias Rute Laurentino Martinez, é reforçar a importância dos cuidados contra à doença. "Todos os anos a gente faz essa ação, mas sempre nos deparamos com perguntas, é muito válido estar atualizando as orientações", pontua.

    O pequeno Joaquim, de 8 anos de idade, aluno do 3º ano, foi um dos primeiros a fazer questionamentos. "Foi muito legal, conseguimos saber mais sobre a Dengue e com o folheto podemos mostrar para as outras pessoas, ler em casa", relata ao compartilhar que já ficou muito assustado com a doença. 

    Conforme a coordenadora pedagógica da entidade educacional, Julia Maccari Espíndula, as visitas às escolas desencadeiam um ciclo de conscientização, tendo em vista que as crianças tendem a repassar aos familiares o que aprenderam na escola. "É muito importante porque a Dengue não era comum na região e por conta disso as pessoas acreditam que é algo distante. Mas o cenário mudou e vem afetando muito a saúde pública. As crianças são multiplicadoras e transmitem aos familiares o que foi ensinado", salienta. 

    Além das atividades nas escolas e estabelecimentos do município, a equipe da Vigilância Sanitária, desde outubro de 2023 vem intensificando as ações de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito. Atualmente, a cidade tem 15 pontos estratégicos e 77 armadilhas instaladas. O monitoramento é realizado semanal e quinzenalmente, respectivamente.

    Neste ano, até o momento, o município não teve o registro de casos da doença e nem a notificação de focos do aedes aegypti. Entretanto, Patrícia da Rosa Satiro Zanette, coordenadora da Vigilância Sanitária, reitera a importância da população se manter vigilante em relação ao combate ao mosquito. "Temos cidades vizinhas infestadas, ele está presente em nosso Estado e a cada dia os casos confirmados tem aumentado na região, precisamos estar todos mobilizados e atentos para evitar que o mosquito encontre opções para se reproduzir e disseminar a doença em nosso município", frisa. 

    Diante do atual cenário Emergencial Epidemiológico vivenciado em Santa Catarina, a secretária de saúde, Marijane Felippe, alerta que a melhor forma de prevenção da Dengue é evitar a proliferação do agente transmissor. "Precisamos  que as pessoas estejam vigilantes e eliminem locais que possam ter água armazenada e possam se tornar possíveis criadouros, como por exemplo, em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, tampas, caixas d'água, piscinas sem uso e sem manutenção", destaca.

    A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça esclarece que a Dengue é uma doença que pode levar à morte e orienta para que as pessoas observem os sinais e sintomas da doença. "Se apresentar os sintomas, o indivíduo deve beber bastante água, não se automedicar e procurar atendimento médico imediatamente", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.

    Em caso de suspeita de Dengue, todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) com início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre, alguns sinais podem indicar o início da piora no quadro. Esses indícios evidenciam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:

    dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
    vômitos persistentes;
    acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
    hipotensão postural e/ou lipotímia;
    letargia e/ou irritabilidade;
    aumento do tamanho do fígado;
    sangramento de mucosa;
    aumento progressivo do hematócrito.

    Denúncias sobre possíveis focos ou equipamentos em má conservação que podem ser potenciais criadouros devem ser comunicadas por meio do telefone (48) 3434 2442 ou através do e-mail: sanitaria.saude@morrodafumaca.sc.gov.br.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.