Publicidade
  • Morro da Fumaça, 16/04/2024
    • A +
    • A -

    Saúde de Morro da Fumaça inicia Campanha de Vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira

    Estratégia visa reduzir complicações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus

    Fonte: Divulgação
    Saúde de Morro da Fumaça inicia Campanha de Vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira Campanha inicia com os grupos prioritários

    A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça inicia na próxima segunda-feira, dia 25, mais uma estratégia de vacinação contra a gripe. A mobilização acontece anualmente, conforme recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza.

    Inicialmente, a campanha tem como foco principal a imunização de pessoas mais vulneráveis e que podem vir a evoluir para formas graves da doença, avançando até o público amplo, nas etapas finais da ação. "Tradicionalmente, a campanha ocorre entre os meses de abril e maio. Em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país, o MS decidiu antecipar a campanha deste ano. Com isso, conseguimos alcançar mais pessoas e de forma antecipada, antes que chegue o inverno, período de maior recorrência de infecções respiratórias", esclarece a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.

    A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Para que o indivíduo consiga desenvolver imunidade demora, em média, de 14 a 21 dias após a aplicação do imunizante. "A vacinação contra a influenza reduz significativamente o risco de contrair a gripe, uma doença que pode levar a complicações graves, como pneumonia, hospitalização e até mesmo a morte, especialmente em grupos de alto risco. Ao reduzir o número de casos de gripe grave, a vacinação além de salvar vidas, alivia a pressão sobre os serviços de saúde, especialmente durante períodos de alta atividade gripal", alerta a secretária de Saúde, Marijane Felippe. 

    Apesar do inverno, período em que há maior recorrência de doenças respiratórias estar distante, as unidades de atendimento médico da região já registram diversos casos de gripe e Covid-19. "Precisamos que as pessoas levem a sério as doenças respiratórias, principalmente os pacientes mais idosos ou aqueles que apresentam alguma comorbidade. Atualmente, estamos tendo uma demanda muito grande de crianças com sintomas gripais e já tivemos confirmação de casos de Influenza e Covid-19 na cidade", destaca Saiane. 

    A ação acontecerá no período de 25 de março a 31 de maio de 2024, nas sete salas de vacinação do município, instaladas nas Unidades de Saúde dos bairros Central, Distrito de Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita. No dia 13 de abril, em âmbito nacional, será realizado o dia "D" de imunização. A expectativa da Secretaria de Saúde fumacense é de que, aproximadamente, 7 mil doses do imunizante sejam aplicadas na cidade no decorrer da campanha. O departamento alerta ainda que para a realização do atendimento é necessário que a pessoa a ser imunizada tenha em mãos o cartão do SUS ou o número do CPF. 

    Saiba quais são os grupos prioritários a serem vacinados:
    Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
    Trabalhador da saúde;
    Gestantes e puérperas;
    Professores do ensino básico e superior;
    Povos indígenas;
    Idosos com 60 anos ou mais de idade;
    Pessoas em situação de rua;
    Profissionais das forças de segurança e salvamento;
    Profissionais das Forças Armadas;
    Pessoas com deficiência permanente;
    Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
    Caminhoneiros;
    Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
    Trabalhadores portuários;
    População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.






    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.