Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Saúde fumacense amplia serviço de transporte eletivo e de emergência

    Com início imediato, investimento visa ampliar a capacidade de atendimento para transferência e remoção de pacientes

    Fonte: Divulgação
    Saúde fumacense amplia serviço de transporte eletivo e de emergência Saúde fumacense amplia serviço de transporte eletivo e de emergência

    O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira, 28, formalizou a contratação de uma empresa especializada para a ampliação do serviço de transporte de pacientes acamados, em atendimento eletivo e de emergência, à disposição da população.

    Com início imediato, a melhoria consiste na contratação de uma empresa especializada que ofertará atendimento 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. "A exemplo do que já acontece em outros municípios, buscamos um serviço especializado que nos ajudasse nesta questão. Em determinados dias e horários a ambulância do município e o número de motoristas contratados não consegue suprir a demanda. Avaliando o cenário, a alternativa mais eficiente se mostrou a terceirização do serviço", explica o prefeito, Agenor Coral.

    O foco da contratada está em atender a demanda de transferências e remoção de pacientes em horários fora do expediente, de modo a complementar o transporte oferecido pela frota do município. Entretanto, diante de excepcionalidades, o suporte poderá ser acionado a qualquer tempo. "Com esse investimento vamos ter uma melhoria significativa no deslocamento de pacientes acamados, visando a agilidade, comodidade e segurança daqueles que precisam do serviço. Se houver a necessidade de transferência de uma pessoa que precise de ambulância, a equipe responsável por agilizar o transporte vai acionar a contratada. O mesmo acontece em casos de repatriação, o paciente tem alta e precisa voltar para o município, o hospital de origem vai estar autorizado a solicitar a presença da equipe no local", esclarece a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

    Somado ao serviço recém contratado, o município conta com uma ambulância tipo A, responsável pelo suporte básico, e seis veículos que auxiliam no deslocamento de pacientes que não necessitam de ambulância para receber o atendimento fora do município. "Vale destacar, que, além desse suporte oferecido pelo município, Morro da Fumaça conta com um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) instalado na cidade, que é o responsável pelas ocorrências de urgência, através do 192. Em 2023, o SAMU foi contemplado com uma ambulância zero quilômetro totalmente equipada, viabilizada pelo município", destaca a secretária de Saúde. 

    Além de ampliar a oferta de ambulâncias, a medida irá solucionar uma demanda interna relacionada à mão de obra. "Essa mudança vai otimizar o recurso empregado e trazer significativas melhorias para o serviço, visto que também vai diminuir a demanda de sobreaviso dos profissionais do município envolvidos nesta logística", pontua o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo. 

    O contrato estabelecido com a empresa Equipe Vida preconiza o uso de ambulâncias preparadas para realizar a remoção de pacientes com o auxílio de profissionais da saúde habilitados para esse processo. Com  base nisso, as ambulâncias terão a presença de um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, que acompanhará todo o deslocamento do paciente.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.