Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Cartórios lançam Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos

    Um documento Eletrônico disponível para oficializar a vontade dos doadores e que pode salvar vidas

    Fonte: Divulgação do Ministério da Saúde
    Cartórios lançam Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos Autorização ficará disponível em sistema eletrônico

    No último dia 02, terça-feira, os cartórios em todo o território nacional lançaram uma iniciativa pioneira: um documento eletrônico que facilitará a oficialização da intenção dos cidadãos em serem doadores de órgãos. Essa medida foi anunciada conjuntamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha "Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém".

    A partir de agora, qualquer pessoa interessada em se tornar doadora de órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas espalhados pelo país, e o melhor, de forma gratuita. Essas autorizações serão armazenadas em um sistema eletrônico, acessível aos profissionais de saúde para validar a vontade daqueles que vierem a falecer.

    O processo para obter a autorização eletrônica é simples: basta acessar o site da AEDO, preencher um formulário eletrônico e selecionar o cartório de preferência. Em seguida, será agendada uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente.

    Uma vez concluído o procedimento, a autorização ficará registrada no Sistema Nacional de Transplantes, pronto para ser consultado no momento do falecimento do doador. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou do lançamento da campanha, acredita que essa iniciativa promoverá significativamente a doação de órgãos no Brasil. Ela destaca que em 2023 foram realizados 9.200 transplantes no país.

    Em Morro da Fumaça, embora ainda não tenha sido registrada nenhuma AEDO, o Cartório está plenamente preparado e encoraja todos a aderirem a essa ferramenta vital. Júlia Tasso Barzan, titular do Cartório local, ressalta a importância dessa autorização: "É fundamental abordarmos esse tema, onde um simples gesto pode salvar vidas. Com a doação de órgãos, transformamos luto em renovação, saudade em esperança e tristeza em alegria", enfatiza Júlia Barzan.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.