Publicidade
  • Morro da Fumaça, 09/05/2024
    • A +
    • A -

    Universo Pilates - Angela Sartor

    Como as atividades domésticas afetam nossa postura e saúde

    Confira 8 dicas de cuidados com sua postura e saúde na hora de realizar as atividades domésticas

    Fonte: Divulgação
    Como as atividades domésticas afetam nossa postura e saúde

    Cozinhar, arrumar, passar pano, lavar roupas, estender roupas no varal e cuidar do jardim... Algumas pessoas até gostam, mas a grande maioria sofre só de pensar em limpar a casa. Isso porque a faxina é um serviço pesado, e se tornou sinônimo de dores no corpo no dia seguinte. Mas existe um jeito de enfrentar esse desafio sem medo do desconforto de amanhã!

    Em primeiro lugar, você deve saber que a faxina é sim um serviço pesado, pois além de envolver carga, exige posturas que costumam ser inadequadas (se curvam para lavar a louça ou passar a roupa, ficam nas pontas dos pés para limpar o armário, se contorcem para alcançar a sujeira até onde seus olhos alcançam…) gerando uma sobrecarga na coluna, nos ombros e cotovelos.

    E, em segundo, você precisa entender que fazer faxina sem ter cuidados preventivos com o corpo pode resultar em problemas musculoesqueléticos e articulares como: fadiga muscular, câimbras, tendinite, epicondilite, bico de papagaio, inflamações do nervo ciático ou hérnia de disco. E, por isso, sim! Você precisa ter alguns cuidados básicos para prevenir lesões no futuro.

    Confira 8 dicas de como cuidar da postura na hora de fazer a limpeza na sua casa que farão com que você sinta menos dor e ainda previna lesões:

    1) O ideal seria adequar a altura e profundidade de todos os armários, prateleiras, pias e bancadas a sua estatura. Mas, se isso não for possível, organize todos os utensílios, com os que mais se usa na parte da frente e ainda, coloque os utensílios mais pesados nas prateleiras que ficam na altura da cintura e os mais leves na parte inferior e superior, o mesmo serve para os alimentos.


    2) Na hora de limpar os armários não é recomendado ficar nas pontas dos pés ou usar os braços para alcançar lugares altos. Por isso, para limpar os armários e organizar as prateleiras mais altas dentro dos armários, utilize uma escada. E faça isso com segurança, então, nada de improvisar banquinhos, banquetas e nem mesmo cadeiras. Use uma escada e observe a condição do equipamento e do piso antes de subir nos degraus. Piso molhado pode fazer com que ela escorregue, assim como tapetes no chão podem enganchar e ocasionar queda.


    3) Mantenha a coluna ereta. Quando for varrer, passar o rodo ou aspirador de pó, é importante evitar se abaixar. Na verdade, nunca se deve abaixar o tronco, se inclinando para frente. O certo é se posicionar da maneira mais vertical possível, dobrando os joelhos e o quadril. Ao limpar o chão, busque alcançar e puxar a vassoura com os braços, mantendo a postura ereta e com os pés afastados. Além disso, evite girar o tronco durante o movimento. Na hora de varrer, passar pano ou aspirar embaixo dos móveis, agache-se contraindo o abdômen e não se curvando, e utilize vassouras e rodos com cabos longos, o mesmo serve para o aspirador de pó.


    4) O simples ato de estender a roupa no varal de modo errado pode causar problemas no ombro e sobrecarga na coluna lombar. A forma correta de estender a roupa é o varal estar a uma altura em que não precise elevar o cotovelo acima da altura do ombro, diminuindo o estresse sobre as estruturas do corpo. Você pode utilizar um varal regulável, ou seja, que permite ser abaixado e levantado.


    5) Passar roupa. A tábua de passar, deve ficar em uma altura na qual a coluna fique completamente ereta e os cotovelos dobrados com angulação próxima a 90 graus, evitando também sobrecarga dos ombros. Você ainda pode usar um apoio para alternar os pés, para descanso da lombar quando estiver passando roupa, lavando louça ou cozinhando.


    6) Evite carregar ou empurrar sozinha objetos que pesam mais que 20% do peso do seu corpo. Peça ajuda. E na hora de pegar um volume um pouco mais pesado, é preciso abaixar e flexionar os joelhos para dividir com as pernas o peso do corpo e da carga, levá-lo junto ao corpo, pegando-o com as duas mãos, mantendo um ângulo próximo de 90º nos cotovelos. O mesmo serve para recolher objetos no chão.


    7) A casa também é um ambiente de trabalho, onde permanecemos por longos períodos de tempo e por isso é preciso que se faça pequenas pausas para descanso. Faça uma pausa de 10 minutos para descansar e alongar o corpo, a cada 1 ou 2 horas de trabalho. Neste intervalo pratique meditação, realize alguns exercícios de alongamentos, faça uma automassagem, ouça uma boa música, leia um trecho de um livro, 


    8) Pratique Pilates! O Pilates é considerado um método de treinamento físico que ajuda prevenir e reabilitar lesões de diferentes naturezas, pois, através de movimentos precisos, fortalece os músculos, tendões, ligamentos e articulações, desenvolve estabilidade corporal, flexibilidade e mobilidade articular, aumenta a força e a resistência muscular, e como resultado desenvolve um corpo uniforme e saudável, que consegue realizar todos os movimentos de maneira funcional e sem dor. Transforme seu corpo o método Pilates. 

    Lembre-se: A Prevenção é sempre a melhor solução. Me com aqui nos comentários o que achou destas DICAS! 

    ===

    Fale conosco:

    Via direct: @studioritmonatural
    Por telefone ou WhatsApp: (48) 9 8861-4571

    =========

    Angela Policarpo Sartor, Bacharel em Educação Física (Cref 013725- G/SC), especialista no método Pilates, técnica responsável no Studio RITMO NATURAL 



    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.