Escola Vitório Búrigo passa por reforma estrutural em Estação Cocal
Melhorias incluem ampliação da sala dos professores, modernização elétrica e renovação de espaços, com apoio do Sistema Integrado de Controle de Processos (SICP) e recursos do Governo do Estado

A Escola Estadual Vitório Búrigo, localizada em Estação Cocal, está passando por uma série de melhorias estruturais que visam qualificar o ambiente escolar para alunos e profissionais. As obras, iniciadas nesta semana, fazem parte de um processo viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação.
A reforma contempla a secretaria administrativa, sala de mídia e biblioteca, além da ampliação da sala dos professores — uma antiga reivindicação dos educadores da instituição. Também estão incluídas melhorias na parte elétrica, substituição de forros, pintura e colocação de novos pisos no refeitório. A previsão de conclusão é de aproximadamente 40 dias. Para cumprir esse prazo, uma equipe ampla está trabalhando inclusive nos finais de semana. As aulas e o atendimento ao público seguem normalmente durante o período das obras.
De acordo com a diretora da escola, Gislane do Livramento, a reforma representa um avanço importante para a comunidade escolar. “Conversei com o governo sobre essa obra, que é uma reivindicação antiga dos professores. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Educação por meio da CRE (Coordenadoria Regional de Educação), e a gerência aprovou. A obra inclui a parte elétrica e a forração da área administrativa, que não recebia melhorias desde 2012. Estou feliz com a ampliação da sala dos professores, uma demanda de muitos anos”, destacou.
Gislane também agradeceu o apoio da coordenadora Ronise Guimarães, do responsável pelas obras da gerência, Júlio Camarão, da Gerência Regional de Criciúma e do Governo do Estado. “Meu assessor Joel está à frente da parte administrativa e trabalhou muito para que essa reforma saísse do papel”, completou.
Além da infraestrutura, a expectativa é de que o uso estratégico dos recursos destinados à escola também contribua para melhorias na gestão escolar e nos processos de ensino e aprendizagem, com ferramentas que auxiliem no planejamento, acompanhamento do desempenho dos alunos, uso de tecnologias educacionais e fortalecimento da comunicação com a comunidade.
A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a educação pública de qualidade, reconhecendo que ambientes adequados, bem planejados e acolhedores são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
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