“Nossa Estação Cocal”, Distrito ganha canção e videoclipe em homenagem à sua história
A iniciativa do músico Realdinho Bortolin, com letra escrita em parceria com Giovani Felipe, celebra a trajetória centenária da comunidade com emoção e identidade cultural

Na próxima segunda-feira, dia 12, será lançado oficialmente o videoclipe da canção Nossa Estação Cocal, uma homenagem ao tradicional distrito fumacense. A obra celebra a história e a identidade cultural da comunidade, que ao longo dos anos foi sendo construída com fé, trabalho e memória coletiva.
A música é fruto da iniciativa do artista Realdo Antônio Bortolin Filho, o Realdinho Bortolin, morador de Estação Cocal. Segundo ele, a ideia de criar a canção partiu de uma inspiração pessoal:
“Foi uma ideia muito particular. Queria deixar esse presente para Estação Cocal, um lugar que carrego no coração. A letra e o clipe estão lindos, feitos com muito carinho para todos que amam esse distrito,” declarou Realdinho.
A composição da letra foi realizada em parceria com o amigo e também ex-seminarista Giovani Felipe, de Imbituba. A melodia é de autoria de Realdinho.
A gravação e produção ficaram a cargo da empresa Marquivio Music & Vídeo, de Içara, com direção, edição, filmagem e fotografia de Felipe Arcênio. O resultado é um videoclipe sensível e representativo, que poderá ser assistido no canal oficial do artista no YouTube: Realdinho Bortolin.
A inspiração para a canção surgiu a partir de dois momentos marcantes em 2024: uma apresentação em versos realizada pela turma da professora Rosane De Rochi, da Escola Biázio Maragno, e o comentário final da Missa em Ação de Graças na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, ambos acontecimentos que exaltaram com poesia e emoção a importância histórica de Estação Cocal.
O comentário da missa resgatou passagens significativas da formação do distrito, lembrando que, embora não haja uma data oficial de fundação registrada, sabe-se que a localidade foi originada por volta de 1904. Inicialmente chamada de Segunda Linha, depois “Cocalzinho” ou “Cocalin” em dialeto vêneto, passou a ser conhecida como Estação de Cocal com a construção da estação ferroviária, e por fim, adotou o nome Estação Cocal.
O texto ainda relembra que Estação Cocal foi colonizada por famílias europeias, que desbravaram a terra para o plantio, criação de animais, produção de vinho, abertura de comércios e extração de madeira. Com o passar das décadas, minas, olarias, serrarias e engenhos de farinha marcaram a economia local. Em 1986, a localidade foi oficialmente elevada à categoria de distrito.
A canção Nossa Estação Cocal se soma agora às conquistas da comunidade, ao lado de sua fundação, colonização, elevação a distrito e criação da paróquia, reafirmando o orgulho de seus moradores e homenageando os pioneiros que deram início à sua história.
Reserve a data de 12 de maio e acompanhe a letra da canção para cantar junto.
LETRA
Nossa Estação Cocal
Composição: Giovani Felipe e Realdinho Bortolin
Dos coqueiros e uma estação
Surgiu, casas, minas e olarias
Serrarias e engenhos de farinha
Como não te amar óh minha estação?
Tempos de Cocalzinho, Cocalim
Da estação que abastecia a região
De Morro da Fumaça a Cocal Alto
Vamos sempre te amar, minha estação.
Da serra ao litoral, passa por Estação Cocal,
Mais que um distrito, é um lugar de encantos mil,
Semeado por Deus e pelo amor de um agricultor,
É um pedaço do céu, onde o povo tem valor.
As famílias de diversas etnias
Um dialeto de Vêneto és tua origem
Do encontro dos rios Cocal e Urussanga
Vamos sempre estar aqui, minha estação
Com seus mais de cem anos
De histórias e muitas gerações
Nossa linda e amada Estação Cocal
Sempre estarás em nossos corações.
COMENTÁRIOS