Boi de Mamão marca os 75 anos da Escola Princesa Isabel com cultura e emoção
Após três anos de preparo, projeto reúne alunos, professores e comunidade na reestreia do folguedo tradicional durante a Festa Junina da escola, no dia 14 de junho

Na manhã desta terça-feira, dia 27, a diretora da Escola Princesa Isabel, Kelly Xavier, acompanhada das professoras Neusa Sartor (Língua Portuguesa) e Melania Mazzuchello (Artes), esteve no estúdio da Rádio Comunitária, no programa Agora na Cidade, para divulgar a tradicional Festa Junina da escola, que ocorrerá no dia 14 de junho. O evento será ainda mais especial neste ano, em que a instituição comemora seu jubileu de platina, 75 anos de história, e contará com a aguardada reestreia do Boi de Mamão.
O projeto do Boi de Mamão, que vem sendo desenvolvido há três anos, envolve um trabalho pedagógico e cultural amplo, integrando professores, alunos, familiares e a comunidade. Durante esse período, os estudantes participaram de oficinas promovidas pela Unesc e contaram com a consultoria especializada de Zé do Boi, referência regional na manifestação folclórica, viabilizada por meio de parceria com a universidade.
A professora Neusa, que atua há duas décadas na escola, destacou o envolvimento coletivo e o resgate cultural proporcionado pela iniciativa. “Agradeço à direção, APP e aos alunos que abraçaram esse projeto com tanto entusiasmo. O Boi de Mamão é mais do que uma apresentação: é um elo com nossas raízes culturais”, afirmou.
Para dar vida ao espetáculo, foi montado um ateliê de costura em uma sala do ginásio da escola, onde estão sendo confeccionados os trajes e bonecos utilizados na apresentação. A produção está sendo coordenada pelas professoras, com o apoio de voluntários e, em especial, da senhora Maria Teresa, mãe da professora Melania, cuja contribuição na confecção das peças tem sido fundamental.

A diretora Kelly Xavier emocionou-se ao comentar o carinho e a dedicação das educadoras ao projeto. Já a professora Melania expressou sua alegria com a dimensão que a iniciativa tomou. “Ver o envolvimento da escola e da comunidade neste resgate cultural é algo que emociona. Estamos construindo algo significativo para todos”, afirmou.
O grupo do Boi de Mamão contará com os personagens tradicionais do folguedo e também com figuras resgatadas de lendas locais fumacenses, que serão reveladas como surpresa durante a apresentação. A proposta é que o grupo se torne um conjunto fixo da escola, com agenda de apresentações externas, incluindo uma já confirmada na Unesc, em Criciúma.
Além de valorizar a cultura popular, os recursos arrecadados com as festas e eventos promovidos pela escola são revertidos em melhorias e novos projetos para a instituição, somando-se aos recursos estaduais repassados para a escola, e recursos obtidos de ações com o apoio da APP (Associação de Pais e Professores).

Com uma programação especial ao longo do ano para marcar seus 75 anos, a Escola Princesa Isabel mostra, por meio do Boi de Mamão, que educar também é cultivar a identidade cultural e fortalecer os laços com a comunidade.
COMENTÁRIOS