Publicidade
  • Morro da Fumaça, 20/07/2025
    • A +
    • A -

    Parque Linear: entenda as medidas ambientais compensatórias que serão realizadas

    Além da realocação das bromélias, mais de 500 árvores serão plantadas em APP e em locais estratégico ao longo da nova infraestrutura

    Fonte: Fernanda de Maman
    Parque Linear: entenda as medidas ambientais compensatórias que serão realizadas Retirada das Bromélias

    A primeira etapa da obra de implantação do Parque Linear de Morro da Fumaça, na região central da cidade, segue avançando de forma significativa. Nesta semana, os trabalhos entraram na fase de preparação do terreno para contemplar os aspectos de mobilidade, etapa essencial para a instalação do pavimento em paver e a adequação dos espaços conforme os critérios de acessibilidade.

    Como parte desse processo, começou a ser realizada a remoção de 35 árvores na região central da cidade. "Essa ação foi motivada pelas obras de infraestrutura e revitalização do Parque Linear. Foram suprimidas apenas as árvores que apresentavam indícios de doenças, parasitas, déficit de desenvolvimento, ou que ofereciam risco por avançarem sobre o passeio público ou causarem danos às estruturas urbanas", explica o secretário de Infraestrutura, Marcioney José Garcia.

    Medidas ambientais compensatórias

    Para compensar a remoção das árvores, será realizado o plantio de 10 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para cada árvore retirada, totalizando 350 novas mudas. Ainda, em razão do corte da madeira, serão plantadas mais 76 árvores, resultando em um total de 426 mudas que serão destinadas a uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Linha Torrens.

    Outro cuidado ambiental previsto no projeto é a realocação das bromélias que estavam fixadas nas árvores removidas. "Essas bromélias serão cuidadosamente retiradas e transplantadas para uma área de vegetação consolidada localizada na comunidade de Estação Cocal", destaca a diretora da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), Silvia Sartor Roseng.

    Somado ao trabalho de reflorestamento da APP, o projeto também prevê a arborização urbana ao longo da extensão do Parque Linear, com o plantio de 80 árvores: ipês e oitis, além de grama e flores ornamentais, como parte do paisagismo do novo espaço.

    Nova cara para a região central da cidade

    O projeto do Parque Linear propõe a requalificação da área central de Morro da Fumaça, com foco na acessibilidade universal, mobilidade segura e promoção da convivência social. As intervenções incluem a pavimentação e sinalização de vias como a Rua Silvio Sartor e avenidas centrais, melhorias no sistema de drenagem, implantação de mobiliário urbano no entorno da Ferrovia Tereza Cristina, e a criação de espaços de lazer, circuito de caminhada, ciclofaixas e áreas para eventos.

    O projeto também contempla a criação de um binário viário, áreas de permanência e vagas destinadas a viaturas, com o objetivo de valorizar o turismo e proporcionar mais qualidade de vida para a população.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.