Fumacenses participam de audiência sobre a APA da Baleia Franca
Comitiva de Morro da Fumaça participou da audiência pública em Jaguaruna, e cobrou revisão nas regras que afetam comunidades do litoral sul catarinense

Representantes de Morro da Fumaça participaram na noite de quinta-feira, dia 17, de uma audiência pública em Jaguaruna para discutir a revisão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A mobilização foi convocada pela Câmara dos Deputados a pedido da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB).
Entre as autoridades presentes estavam o senador Esperidião Amin, os deputados federais Coronel Armando e Ricardo Guidi, os deputados estaduais Volnei Weber e José Milton Schaffer. A comitiva fumacense contou com o vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Marijane Felippe, e os vereadores Sulanor de Freitas (Doquinha), Jorgia Guglielmi e Antonio Heliton (Parazinho). Eles se uniram a lideranças políticas e comunitárias de toda a região que reivindicam mudanças nos limites da APA e na forma como ela é gerida atualmente.
O encontro reuniu também prefeitos e vice-prefeitos de municípios diretamente afetados pela APA, como Laguna, Sangão e a própria Jaguaruna. Durante a audiência, foram destacadas as dificuldades enfrentadas por setores como o turismo, a pesca e o desenvolvimento urbano, diante das restrições impostas pela atual configuração da área protegida.
A audiência teve caráter estratégico e político, com o compromisso de encaminhar as demandas regionais ao governo federal e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da APA da Baleia Franca.
COMENTÁRIOS