Publicidade
  • Morro da Fumaça, 28/04/2024
    • A +
    • A -

    Reforma do Paço Municipal avança para a reta final dos trabalhos

    Obra contempla melhorias estruturais e revitalização da Sede Administrativa do Poder Executivo fumacense

    Fonte: Daiana Denise Carvalho / PMMF
    Reforma do Paço Municipal avança para a reta final dos trabalhos Reforma do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson avança para a reta final dos trabalhos

    A obra de reforma do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson, em Morro da Fumaça, está em fase de conclusão. Em execução desde junho de 2023, o projeto de revitalização da Sede Administrativa do Poder Executivo prevê a realização de diversas melhorias estruturais e a revitalização do edifício. 

    O trabalho no local tem previsão de término para o mês de maio, período em que os serviços ligados à municipalidade, que hoje estão instalados provisoriamente na Sede Administrativa II, devem retornar à Prefeitura. “Esta obra está transformando o Paço Municipal, vai trazer mudanças significativas para a rotina dos trabalhadores, bem como para a população que utiliza o espaço. Os problemas estruturais ligados à falta de acessibilidade e de desgaste provocados pelo tempo de uso serão superados. A Sede Administrativa está às vésperas de adentrar em uma nova e histórica fase”, destaca o prefeito, Agenor Coral.

    Composto por três andares, o prédio está sendo totalmente renovado com o objetivo de garantir a preservação da estrutura e a adequação de aspectos ligados à acessibilidade. “Durante esses meses de trabalho foi realizada a substituição do sistema de cobertura, a revitalização das pastilhas cerâmicas, o redimensionamento das redes elétrica e lógica, bem como a construção de rampas de acesso e a instalação do elevador. Para a conclusão dos trabalhos, está em andamento a execução dos acabamentos finais relacionados a pintura, reparos externos da parte de pavimentação, e sinalização visual, tátil e em Braille”, resume o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe de Souza. 

    Além das melhorias já citadas, as janelas do térreo, que eram de ferro, foram substituídas por material que apresenta mais resistência aos desgastes causados pelo intemperismo. As paredes internas receberam acabamentos com massa acrílica. O revestimento cerâmico do piso possui características técnicas que oferecem um bom desempenho a abrasão, e trará mais resistência aos desgaste causado pelo trânsito de pessoas. Os sistemas de esgoto, água e elétrica, pensando em possíveis demandas futuras, foram redimensionados para além da atual demanda.

    Outro destaque da obra, é a reestruturação da parte frontal do prédio. “Foi providenciada a instalação de um brasão em aço inox, com iluminação direcionada, para identificar o local, que até então, não possui uma fachada de identificação. Entretanto, é válido ressaltar que as características arquitetônicas do prédio, projetado em 1970 pelo renomado arquiteto Fernando Jorge da Cunha Carneiro, foram preservadas”, esclarece o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

    Com a reforma, as repartições do Paço Municipal serão alvo de uma reestruturação. No térreo, além do saguão, foi disposto as salas do setor de tributos, contabilidade, tesouraria, secretaria de administração, compras, licitações, recursos humanos, sanitários e copa. O gabinete do prefeito foi alocado no segundo pavimento, em posição estratégica para melhor atender as demandas internas da Casa e com mais espaço para reuniões. Ao lado estão as salas do vice-prefeito, chefia de gabinete, impressa e atendimento. O terceiro andar abriga os setores de tecnologia da informação, arquivo, procuradoria, setor jurídico, patrimônio e controle interno.

    Em janeiro deste ano, o bloco anexo à Prefeitura, cedido à Câmara de Vereadores, também começou a receber melhorias. Neste ambiente as intervenções seguirão ocorrendo por mais algumas semanas. O projeto é resultado do investimento de R$ 1.8 milhão de recursos próprios.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.