Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/05/2024
    • A +
    • A -

    Palestra no Poder Legislativo destaca importância da conscientização sobre a Doença Celíaca

    Evento promovido pela Associação de Celíacos de Criciúma busca informar sobre a condição e divulgar ações da entidade

    Fonte: Samuel Woyciekowski
     Palestra no Poder Legislativo destaca importância da conscientização sobre a Doença Celíaca

    Nesta terça-feira, dia 7 de maio, a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça recebeu o psicólogo clínico Eraldo Costa Teixeira, representante da Associação de Celíacos de Criciúma (Acelbra), em uma palestra dedicada à conscientização sobre a Doença Celíaca e demais desordens relacionadas ao glúten, em referência ao "Maio Verde", mês dedicado a essas questões.

    O evento teve como objetivo não apenas explicar mais sobre as doenças relacionadas ao consumo de glúten, mas também divulgar a associação, que iniciou seus trabalhos em 2022. Eraldo Costa Teixeira destacou a importância da iniciativa: "Muita gente hoje tem a doença e não sabe que tem, às vezes têm sintomas que se manifestam mas não sabem os motivos. Por isso, nós estamos promovendo diversas reuniões e encontros com celíacos na região e reforçando também mais informações sobre as doenças, divulgando a associação e os motivos dela se manifestarem", disse o palestrante.

    A presidente do Legislativo, Jorgia Guglielmi (PL), comentou sobre a importância da associação se apresentar na Câmara de Morro da Fumaça. Ela ressaltou a importância da participação da Acelbra: "É um assunto que ainda é desconhecido por grande maioria da população, importante a participação da associação que busca expandir seus trabalhos na região de Criciúma, como forma de orientar famílias e pacientes que convivem com essa doença. Em nossa cidade temos alguns casos e a apresentação da associação no Legislativo deve servir como um apoio a quem é portador da doença", afirmou a presidente.

    A campanha Maio Verde tem como objetivo ressaltar a conscientização sobre os sintomas da doença celíaca, a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de seguir uma dieta sem glúten para controlar a condição. Além disso, a campanha visa diminuir o estigma em torno da doença e promover a inclusão de pessoas com doença celíaca na sociedade. Entre cinco a dez de cada 1000 pessoas são celíacas e muitas delas não sabem. A Doença celíaca pode se manifestar em qualquer idade, inclusive em idosos, embora a maior parte dos diagnósticos ainda seja feita em crianças.

    A maioria dos adultos afetados apresentam fraqueza e perda de apetite. É comum ocorrer diarreia, geralmente com fezes de aparência oleosa ou gordurosa. Algumas pessoas ficam subnutridas, apresentam perda de peso leve e anemia, ou feridas orais e língua inflamada. Os principais sintomas da doença celíaca são: Diarreia; Prisão de ventre; Perda de peso; Dor na barriga; Excesso de gases; Barriga inchada; Fadiga. Além disso, como essa condição diminui a absorção de nutrientes pelo organismo, a doença celíaca também pode causar anemia e osteoporose.

    A Associação divulgou o endereço do Instagram (@acelbracriciumaeregiaosul) como um meio de comunicação para que as pessoas possam entrar em contato, participar das reuniões, encontros e tirar dúvidas sobre o tema.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.