Publicidade
  • Morro da Fumaça, 27/04/2024
    • A +
    • A -

    Instalada a Paróquia de Santa Catarina de Alexandria

    15 sacerdotes e milhares de fieis testemunharam o nascimento da nova Paróquia

    Fonte: André Luiz Valente
    Instalada a Paróquia de Santa Catarina de Alexandria Padre Marcos Rech fez o juramento sacerdotal

    Uma noite gloriosa. Assim definiu Dona Célia, moradora de Estação Cocal que veio acompanhar o nascimento da nova Paróquia de Santa Catarina de Alexandria.

    Todos estavam muito contentes e orgulhosos com a cerimônia de instalação que aconteceu nesta sexta-feira, dia 25, no Distrito de Estação Cocal. A Missa Solene foi presidida pelo Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, foi co-celebrada por mais 14 padres que prestigiaram o ato.

    Entre os padres estavam, o Padre Jiovani e o Padre Orlando, respectivamente pároco e vigário da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, paróquia-mãe. O Padre Carlos Wecki, vigário da Paróquia São Roque, também com sede em Morro da Fumaça, o Padre Manoel Odorico Francisco vigário da Paróquia Nossa Senhora da Salete, que trabalhou com o Padre Marcos Rech por 7 anos naquela paróquia também se fez presente. Da Paróquia Nossa Senhora da Salete também vieram 2 ônibus com fiéis que vieram prestigiar e agradecer ao Padre Marcos pelo período de trabalho sacerdotal naquela comunidade.

    Quem leu o decreto de instalação foi o Chanceler do Bispado da Comarca de Criciúma, o Padre Joel Savi. E na sequência o Bispo deu a posse canônica ao novo Pároco o Padre Marcos Rech. A bela cerimônia seguiu com atos e juramentos que deram sacralidade a designação da Comarca.

    Ao fim do cerimonial o Paroco Padre Marcos Rech, fez um breve relato da caminhada dele e da comunidade desde agosto até este ato e a criação desta nova e importante célula da Igreja Católica.

    Familiares do Padre Marcos Rech vieram prestigiar este novo momento na caminhada do sacerdote

    O Coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade, Joelmo Adriano Zanelato, agradeceu aos padres Jiovani e Orlando da paróquia-mãe pelo apoio, e deu as boas vindas para as comunidades de Mina Fluorita de Morro da Fumaça, Ribeirão D'areia de Pedras Grandes e Águas Mornas de Urussanga. Comunidades estas que agora fazem parte da nova paróquia.

    A história do catolicismo nesta localidade também foi lembrada por Joelmo, que relatou que a fé católica veio para a região em 1.904 com os colonizadores, que em 1.906 inauguraram o Capitel de Santo Antônio, pequeno templo que existe até hoje e ainda congrega os fiéis para celebrar o padroeiro. Em 1.930 foi inaugurada a primeira Capela em honra a Santa Catarina, na área central do Distrito, e que com o aumento da comunidade foi preciso eregir uma Igreja que iniciou as obras em 1.963 e concluída em 1.971, e que hoje é o berço desta nova paróquia, se tornando a Igreja Matriz de Santa Catarina de Alexandria.

    A paróquia abrange as igrejas de Nossa Senhora Aparecida de Minha Fluorita, Nossa Senhora do Consolo de Ribeirão D'areia e Nossa Senhora da Saúde de Águas Mornas.

    O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, se fez presente no evento, bem como o Prefeito Noi Coral e sua esposa Laine, assim como o vice Eduardo Guollo e a sua esposa Roberta.

    Após a missa uma Paella foi servida e deu início a Festa em Honra a Santa Catarina e Nossa Senhora das Graças.
    ===
    Veja >>AQUI<< as fotos da instalação da Paróquia.
    ===

    Acompanhe >>AQUI<< a programação da Festa.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.