Metodologias ativas de aprendizagem despertam o interesse nas aulas
Aulas de Física sobre velocidade da EJA de Morro da Fumaça aconteceram no Rui Barbosa
A missão do professor em sala de aula é muito importante, pois ele é possuidor do conhecimento prévio e foi preparado na arte de ensinar, e para isso ele deve ser um facilitador do conhecimento e não apenas aquele que repassa o conteúdo.
Para firmar o raciocínio e fazer uma ligação entre a teoria e a prática, as metodologias ativas de aprendizagem são uma ferramenta importante na mão do professor, serve para provocar o aluno a ser também curioso, e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.
E foi isso que aconteceu na última quinta-feira dia 09, na turma do Novo Ensino Médio da EJA de Morro da Fumaça. Os alunos participaram de uma aula prática, para relacionar com a teoria o conteúdo de velocidade média da disciplina de física. A aula foi no campo do Rui Barbosa próximo a unidade escolar. Os alunos realizaram as medidas do campo para calcular a distância e cronometraram o tempo caminhando e correndo em volta do campo. Com essas coletas de dados eles irão desenvolver a aptidão para calcular a velocidade medida em m/s e km/h.
A atividade fez parte da aula da professora Méuca. "Essa dinâmica foi muito significativa para os alunos, pois realmente identificaram o que aprendemos em sala de aula com o nosso cotidiano." Disse a diretora da EJA, Jaira Padoin da Silva.
O Novo Ensino Médio tem como característica, proporcionar aos alunos movimentações de vínculo da teoria com a prática.
COMENTÁRIOS