Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Aumento de casos de mão pé e boca serve de alerta para os pais

    A síndrome mão-pé-boca acomete principalmente crianças de até 5 anos de idade, e seus principais sintomas são vômitos, febre, diarréia, além das bolhas na pele.

    Fonte: Divulgaçao Internet
    Aumento de casos de mão pé e boca serve de alerta para os pais

    A síndrome mão pé e boca é uma doença altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, ela tem origem em um vírus do grupo coxsackie, e pode ser transmitido de pessoa para pessoa via fecal ou oral quando entram em contato direto entre as pessoas ou indireto através das fezes, saliva e outras secreções, ou também alimentos e de objetos que estejam contaminados.

    O nome característico da doença é devido às lesões avermelhadas nessas três regiões do corpo, e seus principais sintomas são vômitos, febre, diarréia, além das bolhas na pele. As bolhas vermelhas nas regiões das mãos, pés, boca ou também região íntima da criança, vão evoluindo e acabam se tornando feridas que podem causar muita dor, desconforto e também coceira. Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção e, após esse período, é comum o surgimento das manchas ou bolhas vermelhas nas mãos e nos pés, assim como aftas na boca, que ajudam no diagnóstico da doença. Caso seja diagnosticado nos primeiros dias de contaminação, é possível aliviar os sintomas da criança.

    O mais indicado durante o processo de recuperação do paciente, é a ingestão de alimentos leves e pastosos, tipo purês e mingaus, assim como gelatina e sorvete, que sejam os mais fáceis de engolir devido a lesão na boca. Também é indicado bebidas geladas como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles.

    Infelizmente ainda não existe vacina para combater a contaminação da doença mão-pé-boca, muito menos um tratamento específico para curar a enfermidade. O mais indicado é encaminhar a criança nos primeiros sintomas para um pediatra ou clínico geral para avaliação.

    A doença vem provocando vários surtos em várias regiões do País, pensando nisso a Secretaria de Educação de Morro da Fumaça solicita aos pais que além dos hábitos de higiene do dia-a-dia, orientem seus filhos a levarem suas garrafinhas de água de casa e não compartilharem com os colegas, pois a prevenção é sempre a melhor opção para mantermos a saúde em dia.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.