Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Primeiro caso de dengue de 2023 é confirmado em Morro da Fumaça

    Paciente já está tratando de forma adequada e vem se recuperado da doença

    Fonte: Divulgação
    Primeiro caso de dengue de 2023 é confirmado em Morro da Fumaça Caso foi registrado em bairro onde foi encontrado o único foco no Município

    O Governo de Morro da Fumaça, através da Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária, confirmou no mês de abril o primeiro caso de dengue registrado no município em 2023, após receber o resultado do exame. O paciente já está recuperado.

    Após ter os sintomas da doença, o paciente, que é residente do bairro Maccari, procurou atendimento médico particular e teve a doença confirmada. O teste para confirmar a doença também é disponibilizado gratuitamente pelo município aos moradores.

    "Destacamos a importância dos moradores buscarem o tratamento médico, tanto para terem um melhor acompanhamento para a recuperação, quanto para monitorarmos a doença e assim agir para prevenir novos casos", afirma a secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe.

    Sintomas

    Entre os principais sintomas da dengue está a febre alta, com mais de 38ºC, que normalmente é o primeiro a aparecer, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. Entre os outros sintomas estão a dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. 

    Os pacientes da doença também podem sentir um mal estar e falta de apetite em decorrência da dengue. Já a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

    Focos de mosquito

    Até o momento, somente um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, foi registrado em Morro da Fumaça em 2023. O caso foi confirmado no final do mês de março, no mesmo bairro onde a doença foi confirmada, nas proximidades da Rodovia Tranquilo Sartor, em uma armadilha.

    A Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça mantém 77 armadilhas instaladas em diferentes pontos do município, que são vistoriadas semanalmente. Além delas, quinzenalmente a equipe visita outros pontos estratégicos que podem atrair o mosquito.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.