Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Hoje tem costela de fogo de chão na Maggiofest

    Desde a madrugada o churrasco típico da região Sul está sendo preparado

    Fonte: André Luiz Valente
    Hoje tem costela de fogo de chão na Maggiofest Fogo de chão tradicional da Maggiofest

    Hoje é dia de aniversário da cidade de Morro da Fumaça, dia 20 de maio, na Maggiofest teremos várias atrações para todos os gostos, e não podemos deixar de mencionar a saborosa costela de fogo de chão, que está sendo preparada desde a madrugada com muito carinho e atenção pelos assadores. São cerca de 500 kg de carnes, sendo 350kg de costela, 40 kg de cordeiro, completando com linguiças, frangos e defumados, que serão servidos para quem estiver na festa.


    A costela de fogo de chão surgiu nas fazendas antigamente, também era uma prática dos tropeiros que transitavam nossas terras no período colonial. Nas fazendas, os patrões matavam o gado para consumo próprio e pegavam para si cortes de carnes consideradas nobres como picanha, maminha, alcatra, filé mignon, e entregavam aos peões as costelas, na época, carnes consideradas não nobres e difíceis de assar ou usar.

    Com o passar dos tempos a costela de fogo de chão foi adotada pelo Brasil como o mais típico churrasco do país. Um método criado pelos tropeiros do sul e sudeste que se tornou a identidade nacional.

    Os peões, enquanto cuidavam do gado do patrão, faziam um buraco no chão, cravavam a costela em lanças de pau e deixavam assando ela por horas e horas apenas temperada com sal grosso, enquanto trabalhavam, tomavam um mate e proseavam. 

    E assim surgiu um dos mais bonitos e gostosos costumes preservados no Sul, e já é tradição também na Maggiofest.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.