Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Em apenas 40 dias de funcionamento, Farmácia Distrital facilita mais de mil atendimentos em Morro da Fumaça

    Abertura do local faz parte das ações de descentralização da saúde na cidade

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Em apenas 40 dias de funcionamento, Farmácia Distrital facilita mais de mil atendimentos em Morro da Fumaça Farmácia Distrital de Saúde Vila Rica atende um terço da população de Morro da Fumaça

    Nesta semana, o Governo de Morro da Fumaça avaliou de perto os primeiros 40 dias de funcionamento da Farmácia Distrital de Saúde Vila Rica. A abertura do espaço era uma demanda da população e contribui com as ações de descentralização dos serviços disponibilizados pela Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social.

    "Nosso objetivo, com a abertura da farmácia, é ampliar e facilitar o acesso dos moradores da região do Distrito de Estação Cocal aos tratamentos de saúde. Com isso, garantimos mais qualidade de vida para os cidadãos", informa a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

    Durante visita ao local, o prefeito, Agenor Coral, avaliou a importância de levar o serviço até a região. "Estamos beneficiando mais de um terço da população do município, que são cidadãos que residem nos bairros Mina Fluorita, Vila Rica e Estação Cocal. São mais de 6 mil moradores que agora não precisam mais percorrer cerca de 8 quilômetros todos os meses para buscar o seu medicamento", enfatiza.

    Para conferir o funcionamento da farmácia, o prefeito e o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, estiveram no local em horário de funcionamento. "Sabíamos da necessidade de atender essa demanda e ela já se confirmou nesses primeiros 40 dias. Mesmo sem ainda termos realizado ampla divulgação do serviço, já que ainda estava sendo feito alguns ajustes, nesse curto período já foram realizados 1022 atendimentos para 568 pacientes diferentes", comenta Guollo.

    Conforme relato da farmacêutica municipal, Drielly Silva Florentino, que atua há sete anos na secretaria, o novo espaço é essencial para muitos tratamentos. "Sabemos de pacientes que por conta da dificuldade de deslocamento para o Centro de Morro da Fumaça ficavam alguns dias sem tomar remédios que são de uso contínuo e ininterrupto. Essas pausas, mesmo que de poucos dias, são muito prejudiciais para os tratamentos e a ampliação do atendimento é importante para evitar essas situações", conta.

    A Farmácia Distrital de Saúde Vila Rica fica localizada dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lócio Aristides da Rosa, na Rua Francisco Mroczkoski, na área central do bairro. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 13h às 16h30.

    Serviços oferecidos

    Todas as UBS's disponibilizam medicamentos, como anti-inflamatórios, reguladores de pressão e colesterol, entre outros que não são remédios controlados ou que precisam de maior cuidado no armazenamento. "Com a Farmácia Distrital, facilitamos o tratamento de pacientes que precisam de antibióticos e psicotrópicos, como os ansiolíticos e os antidepressivos, e, também, de insulina, que necessita ser mantida em temperatura específica", detalha Drielly.

    Desde a abertura do local, em 1º de junho, já foram entregues gratuitamente 5118 remédios para pacientes da região. Desse total, 2350 eram medicamentos que antes só podiam ser retirados na Farmácia Central.

    Para poder oferecer o serviço e disponibilizar à população do distrito o acesso a 189 medicamentos diferentes, um farmacêutico da unidade central foi deslocado e passou a atuar no novo espaço. "A distribuição de remédios controlados é restrita aos profissionais da área, mas além de possibilitar isso, o farmacêutico vem para orientar melhor os pacientes sobre o uso do medicamento, tirar dúvidas e dar mais segurança na hora de seguir um tratamento", explica Marijane.

    Por fim, a secretária enfatiza que os medicamentos obtidos judicialmente seguem sendo entregues somente na Farmácia Central. "Por serem remédios mais específicos, entregues pelo Estado e que muitas vezes precisam de um cuidado maior, eles continuam sendo disponibilizados apenas na unidade do Centro, junto à Secretaria do Sistema de Saúde", finaliza.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.