Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Defesa Civil na Escola é apresentado em Fortaleza durante o Congresso Nacional de Geografia

    Programa foi implantado em 2021 no município e é destaque estadual

    Fonte: Divulgação/Prefeitura de Morro da Fumaça
    Defesa Civil na Escola é apresentado em Fortaleza durante o Congresso Nacional de Geografia Programa Defesa Civil na Escola de Morro da Fumaça é apresentado em congresso nacional

    Nesta semana, o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, esteve presente no Congresso Nacional de Geografia “X FALA PROFESSOR” que aconteceu em Fortaleza, Ceará. A participação ocorreu após o município ser convidado para apresentar os resultados positivos do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), que está implantado na cidade desde 2021.

    Para a secretária da pasta, Greicy Zaccaron, o convite revela a participação ativa da comunidade no PDCE. “O programa foi criado em 2010 pela Defesa Civil Estadual e, em pouco tempo, o trabalho aplicado aqui se tornou destaque em Santa Catarina. Além da dedicação dos profissionais envolvidos, esse resultado se deve à participação dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar”, comenta.

    O coordenador municipal da Defesa Civil e secretário do Sistema de Infraestrutura, Natan Felipe Souza, explicou a importância do programa e da sua divulgação. “O PDCE vem para conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção de desastres naturais, sociais e tecnológicos e, também, prepará-los para agir de forma segura em situações de emergência. Ele torna o cidadão um parceiro da Defesa Civil e expandir o programa para outros estados beneficia a sociedade como um todo”, afirma.

    Um dos incentivadores para a ida ao congresso foi o prefeito, Agenor Coral. “Fiquei muito contente ao saber do convite e sei que a participação no evento foi importantíssima para divulgar as boas práticas educacionais e formação cidadã que temos em Morro da Fumaça. Acredito que bons exemplos, como esse projeto, sempre devem ser compartilhados”, conta.

    Além de estimular o desenvolvimento de programas como PDCE em outras cidades e estados, a ida de Morro da Fumaça até o congresso tem mais pontos positivos. “Sabemos o tamanho do nosso município e ao participarmos de eventos nacionais, levando os bons resultados que temos aqui, damos evidência e mostramos a efetividade da cidade, o que estimula possíveis parcerias futuras”, explica o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

    Congresso

    O evento é organizado pela Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), realizado a cada quatro anos, desde 1987, e reúne educadores de diferentes regiões do Brasil para discutir temas relacionados ao ensino de geografia. O responsável em representar o município no congresso foi o professor e coordenador municipal do PDCE, Rodrigo Borges Francisco.

    Durante a apresentação, ele explicou o contexto geográfico e apresentou o histórico de desastres na cidade. Em seguida, falou sobre o processo de formação no programa, tanto a inicial, para os professores que atuam nele, quanto a dos alunos que participam, trouxe relatos dos estudantes e, por fim, mostrou os resultados obtidos em Morro da Fumaça.

    Conforme Francisco, a apresentação despertou grande interesse entre os professores participantes do congresso. “O PDCE foi elogiado como uma iniciativa importante para a formação cidadã dos estudantes e como uma abordagem inovadora para a conscientização sobre questões de segurança e prevenção de desastres naturais, sociais e tecnológicos”, diz.

    No congresso, o representante de Morro da Fumaça também estabeleceu contato com outros educadores e gestores públicos que se interessaram em conhecer mais detalhes sobre o programa, com a possibilidade de replicá-lo em suas próprias regiões. “A participação foi um sucesso. Além da troca de experiências, a iniciativa foi reconhecida e reforçou a importância de políticas públicas voltadas à prevenção e à segurança nas escolas e comunidades, inspirando outros municípios a adotarem medidas semelhantes”, pontua.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.