Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    'Dia D' de multivacinação terá unidades de saúde abertas durante todo o sábado em Morro da Fumaça

    Mobilização visa alertar para a importância da vacinação e atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes

    Fonte: Divulgação PMMF
    'Dia D' de multivacinação terá unidades de saúde abertas durante todo o sábado em Morro da Fumaça Dia D de vacinação

    Neste sábado, 21, 'Dia D' de multivacinação, a exemplo da maioria dos municípios brasileiros, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Morro da Fumaça estarão de portas abertas para a realização de mais uma etapa da Campanha de Multivacinação, que acontece em todo o país neste mês. 

    Com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas, as UBS estarão atendendo durante todo o sábado, das 8 às 17h, sem intervalo ao meio-dia. "É uma ação estratégica, organizada para que as pessoas, que na correria do dia a dia ou por diversos outros motivos, não conseguem comparecer aos serviços de saúde para completar o esquema vacinal", esclarece Saiane Steinback, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. 

    A Campanha tem um apelo especial para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Durante a mobilização serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação que protegem contra mais de 20 doenças. Pais e responsáveis podem aproveitar a oportunidade para atualizar as suas cadernetas de vacinação. 

    "Recentemente, tivemos um momento preocupante em nosso país, devido ao movimento antivacina. Com essa queda na imunização, infelizmente, doenças que já estavam erradicadas em nosso país voltaram a aparecer. Precisamos retornar aos índices ideais de vacinação em todo o Brasil, para voltar a desfrutar de uma situação segura", alerta a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

    Além da mobilização deste sábado, a equipe de saúde do município, durante toda a semana, realizou visitas às escolas da Rede Pública de Ensino para a conferência das carteirinhas de vacinação. "A caderneta atualizada é uma exigência para que o aluno possa estar matriculado na escola. A união dessas estratégias tem dado bons resultados. Em 2021, Morro da Fumaça alcançou 74,30% dos 95% da meta de vacinação preconizada como ideal pelo Ministério da Saúde. Com a ação de verificação das carteirinhas, o município superou o número deficitário e chegou ao índice de 97,95%, em 2022", avalia Saiane. 

    Combinada a Campanha de Multivacinação, as equipes das Unidades de Saúde durante todo o sábado também estarão realizando exames preventivos e orientando sobre diversas doenças. 

    "Estaremos de prontidão para atender a comunidade, orientando, em especial falando sobre o Outubro Rosa e o Outubro Verde. Apesar de realizarmos todos os anos as campanhas, percebemos que ainda temos muito a avançar. Principalmente quando falamos de diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, tendo em vista que a detecção precoce é determinante para a cura da doença", salienta Marijane. 

    Além da vacinação, serão realizados testes rápidos, a coleta de preventivos (previamente agendados), e a prescrição de exames, como a mamografia, por exemplo.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.