Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Escola Biázio Maragno está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação

    Premiação visa reconhecer escolas de referência da rede pública municipal de Santa Catarina

    Fonte: Daiana Denise Carvalho / PMMF
    Escola Biázio Maragno está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação Escola Biazio Maragno entre finalistas

    A Escola Biázio Maragno, de Morro da Fumaça, está entre as dez finalistas do Prêmio Lume: Escola Referência de 2023 - 1ª Edição, da Mesorregião Sul. O Prêmio busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública municipal de Santa Catarina.

    A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica, coordenado pelo TCE/SC, pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e pelo Ministério Público de Santa Catarina.  

    “Esse reconhecimento é muito satisfatório, a Escola Biázio alcançou média desejada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O prêmio é a consolidação do esforço de diversas frentes: do Governo Municipal, ao proporcionar melhores condições de estrutura física aos alunos e professores; da Secretaria como agente pedagógico; da direção escolar e de todos os profissionais da educação que, juntos, nos ajudaram a consolidar essa conquista. 2023 tem sido um ano especial para nós, além do Prêmio Lume, recebemos outras premiações relevantes a partir do grandioso trabalho realizado nesta área”, salienta o secretário de Educação, Marcos Silveira. 

    Resultado de um investimento de R$ 1,6 milhão, com recursos próprios, a Escola Biázio Maragno, situada no Distrito de Estação Cocal, em 2021, passou por um processo de readequação por meio da construção de uma nova sede, instalada em uma área mais ampla, o que viabilizou a edificação de uma unidade referência de ensino. A nova sede conta com infraestrutura diferenciada, que favorece a execução de diversas atividades escolares e proporcionando o bem-estar dos alunos e dos profissionais envolvidos. 

    “São 10 salas de aula, sala de leitura, sala multiuso, quadra esportiva, área recreativa, entre outros espaços, que fazem o diferencial na rotina de mais de 300 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental daquela unidade”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

    A classificação habilitou a unidade de ensino a disputar com as demais escolas da mesorregião o posto de Escola Referência, objetivando estar entre as seis escolas vencedoras deste ano. Concorreram todas as escolas de redes municipais que ofertam Ensino Fundamental e que forneceram informações suficientes para terem o Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC.  O ICMS Educação é extraído a partir dos indicadores educacionais das redes públicas municipais, entre eles, proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos.

    “Estar entre os dez melhores, dos 46 municípios do Sul de Santa Catarina, é uma alegria imensa. É a constatação de que todo o esforço que vem sendo empregado no âmbito da educação no município vem gerando resultados positivos”, celebra o vice-prefeito, Eduardo Guollo. 

    A qualificação dos finalistas é realizada através da análise dos Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), que leva em consideração aspectos variáveis não mensuráveis pelos indicadores educacionais disponíveis, como ambiente escolar salubre, boa relação entre professores e alunos, projetos de professores aplicados na escola ou em sala, boa execução da proposta pedagógica, segurança no entorno da escola, localização da escola, conforto das acomodações, qualidade dos livros didáticos, qualidade da merenda, entre outros.  

    Posteriormente acontece a validação, sob a responsabilidade da comissão de avaliação, formada por profissionais com conhecimento e/ou experiência na área da educação e de gestão escolar. Nessa fase, as escolas responderam a um questionário e, entre os dias 12 e 22/09/2023, foram realizadas entrevistas nas escolas qualificadas, visando chegar ao resultado final.

    “Foi uma alegria, ficamos orgulhosos por receber esse reconhecimento. Esse certificado é fruto de todo o trabalho do corpo docente de nossa escola e vem para nos estimular a continuar melhorando a cada dia”, comemora a diretora, Fabiana Gomes. 

    O evento para a entrega do Prêmio Lume ocorreu durante o 6º Fórum TCE Educação, que foi realizado em Chapecó, nos dias 17 e 18 de outubro. As escolas vencedoras de cada mesorregião receberam certificado de reconhecimento e uma placa de premiação. As escolas classificadas na etapa de validação também receberam certificado de reconhecimento.





    MAIS FOTOS



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.